Nos últimos dias li um livro que falava sobre sonhos. Não desses que sonhamos enquanto dormimos, mas daqueles que temos acordados. Havia vários exemplos de sonhadores – grandes sonhadores – e relatava o trajeto que eles percorreram para alcançar seus sonhos. O livro passa uma mensagem linda, incentiva às pessoas a sonharem, a lutar pelos seus sonhos, e mostra que só uma pessoa que sonha encontra um sentido para sua vida. No final ele encerrava dizendo: “Espero que você NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS."
Terminei o livro e fiquei a pensar: Quais são os meus sonhos? Qual o meu maior sonho? Pelo que estou lutando? A resposta veio... vi que sonhava até então, apenas com uma vida feliz e tranqüila, em que daqui a 4 ou 6 anos vou estar com estabilidade financeira, casada e ser uma boa mãe, ou seja, nada além do que a maioria deseja. Então percebi que sonho pouco, sonho baixo, meus sonhos estavam resumidos apenas a este mundo, e o que Deus quer na verdade é que sonhemos alto, sonhemos com as coisas eternas. ELE disse "Não vos conformeis com este mundo"... e falou isso porque como Criador do universo Ele sabe que neste mundo nossos sonhos são limitados e podem facilmente serem frustrados. Então Propôs que sonhássemos juntos: "...Pois eu vou preparar-vos um lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” Dentre tantas promessas Jesus antes de partir deixou a mais bela de todas, para que enquanto ELE estiver preparando o nosso lugar, a gente sonhe, aqui na terra mesmo, com o NOSSO REENCONTRO.
Como é maravilhoso saber que Jesus esse tempo todo desde que voltou para o céu esta lá fazendo um trabalho perfeito para nos receber. E o que ELE pede é apenas que almejemos esse lugar, que sonhemos juntos com ELE com o tão aguardado dia.
Infelizmente muitas pessoas deixaram de sonhar, Judas, por exemplo. Outras nunca fraquejaram a ponto que isso acontecesse. Isaías sonhava com o Messias, João Batista viveu no deserto comendo apenas insetos e mel, e mesmo em meio a todas as adversidades ele passou todos os seus dias almejando conhecer Jesus. Passou em médias 30 anos até a concretização e no dia que aconteceu imagino ter sido a emoção mais forte de toda sua vida. Se preciso fosse ele O teria esperado por mais 30 anos... e mais 30! João teve o privilégio de conhecê-Lo, e o privilégio do reencontro. So que dessa vez não haverá mais separação. Talvez até lhe acontecesse o mesmo que com Isaías: morrer sem ver o tão aguardado Messias. Porém mesmo com o passar dos anos eles nunca deixaram de sonhar, nunca desistiram do seu MAIOR SONHO!
Não aconteceu com Isaias, e talvez alguns de nós morramos sem ver o momento exato da SUA decida pelas nuvens, mas o mais importante de tudo é o que Jesus prometeu – e ELE é um Deus de promessas, não é homem para que minta – ELE foi embora desta terra garantindo que nosso reencontro será fato um dia, prometeu uma nova morada, prometeu um paraíso aonde o pecado nunca mais irá nos alcançar, e que a cada dia da eternidade ELE vai nos fazer surpresas, que irá também fazer uma grande ceia e todos vamos sentar juntos com ELE em volta da mesa. E essas promessas estão à disposição de qualquer um dos SEUS filhos, basta sonhar com ELE.
Ainda que morramos o dia do cumprimento será para todos – “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” - Todos os que NUNCA DESISTIRAM DESSE SONHO.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”
PS- Senhor, que todos os dias esse seja o meu sonho, e que eu possa levar outras pessoas a sonharem também.
BEijos, Kel!
O maior Sonho!
Meu Deus é rochedo!!
“rochedo”, velha palavra usada pelo meu amigo Tonhão, sempre que ele queria descrever algo bom, especial, magnífico, ele então dizia: -Isso é Rochedo!, Fulano é rochedo (a)! ,Deus é rochedo...
E hoje fazendo uma retrospectiva do ano de 2008, só tenho a dizer: MEU DEUS É ROCHEDO!
Quantas bênçãos maravilhosas ele derramou sobre mim... e olhe q eu nem as mereci....
Primeiro passei no processo seletivo para bolsas da minha faculdade... depois veio o nascimento do meu sobrinho – acho que foi a melhor coisa q aconteceu na vida da minha família esse ano – Depois veio a superação de uma doença q meu pai sofreu... e tantas outras bênçãos... mas a mais especial de todas, que eu agradeço do mais profundo do meu coração, foi que ELE nunca desistiu de mim e ñ permitiu q eu desistisse do céu! OBRIGADA SENHOR!!
Meu Deus realmente é um Deus rochedo! ELE me ama, me perdoa, esquece oq fiz, e mostra o seu amor, e o seu amor é incondicional!!
PAIZINHO, estejas comigo por todos os dias desse próximo ano! É oq te peço!
Oração do amigo [Gabriel Chalita]
Há muito se diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro precioso. Há muito se diz que amizade verdadeira dura para sempre. Não tem aquelas tempestades da paixão nem a calmaria exagerada do descompromisso. É o meio termo. É a bonita sensação do estar perto e, de repente, poder se calar. Não exige tanto. Exige tudo.
As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, um caderno emprestado, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo e o desejo de estar junto vai aumentando e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar, de se doar.
Há muito se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver.
De fato, os amigos são necessários nesses momentos. Mas talvez a amizade maior seja aquela em que um amigo é capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória e vibrar com essa glória; não ter inveja, não querer destruir o troféu conquistado.
Aplaudir e se fazer presente, ser presente.
A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que gratuitamente se distribuiu. A cobrança esmaga a espontaneidade da amizade, e a surpresa alimenta o desejo de estar junto. O amigo gosta de surpreender o outro com pequenos gestos. Coisas aqui e ali que roubam um sorriso, um abraço, um suspiro. E tudo puro, tudo lindo.
Há muito se diz que não é possível viver sozinho. A jornada é penosa e sem amparo é difícil caminhar. Juntos os pássaros voam com mais tranqüilidade. Juntas, as gaivotas revezam a liderança para que ninguém se canse demais. Juntos é possível aos golfinhos comentarem sobre a beleza de um oceano infinito.
Juntos, mulheres e homens partilham momentos inesquecíveis de uma natureza que não se cansa de surpreender.
Eu Te peço, Senhor, nesta singela oração, que eu seja fiel aos meus amigos. São poucos e impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos.
Eu Te peço, Senhor, que eu não padeça do mal da inveja que traz consigo outros desvios, como a fofoca. A terrível fofoca que humilha, maltrata, faz sofrer.
Eu Te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho e que jamais eu tenha a ânsia de querer atrapalhar a subida de meu amigo.
Eu Te peço, Senhor, que eu seja leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar.
Senhor, eu sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele fizesse a mim. E eu Te peço que eu seja fiel a essa intenção. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre.
4 meses atrás
Não poderia ter muitos; não teria tempo para cuidar de todos, e de amigo a gente cuida, acolhe, ama.
Senhor, proteja os meus amigos. Que nessa linda jornada consigamos conviver em harmonia. Que nesse lindo espetáculo possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista. Ou melhor, que todos sejam protagonistas e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.
Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e sem fim.
Amém.
Experiências com as drogas
Depoimento emocionado de Luiz Fernando Veríssimo sobre sua experiência com
as Drogas.
Tudo começou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo
de " experimenta, depois quando você quiser é só parar..." e eu fui na
dele.
Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", da terra, que
não fazia mal, e me deu um inofensivo disco do Chitãozinho e Xororó e em
seguida um do Leandro e Leonardo. Achei legal, uma coisa bem brasileira;
Mas a parada foi ficando mais pesada, o consumo cada vez mais frequente,
comecei a chamar todo mundo de "amigo" e acabei comprando pela primeira vez.
Lembro que cheguei na loja e pedi: Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano.
Era o princípio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me
ofereceu um CD de Axé.
Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... Banda Eva, Cheiro de
Amor, Netinho, etc.
Com o tempo, meu amigo foi me oferecendo coisas piores: o Tchan, Companhia
do Pagode e muito mais.
Após o uso contínuo, eu já não queria saber de coisas leves, eu queria algo
mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer os quadris como eu nunca
havia mexido antes. Então, meu amigo me deu o que eu queria, um CD do
Harmonia do Samba. Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, razão
do meu existir. Pensava só nessa parte do corpo, respirava por ela, vivia
por ela! Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito, e
você começa a querer cada vez mais, mais, mais...Comecei a frequentar o
submundo e correr atrás das paradas.
Foi a partir daí que começou a minha decadência. Fui ao show e ao encontro
dos grupos Karametade e Só Pra Contrariar, e até comprei a Caras que tinha
o Rodriguinho na capa. Quando dei por mim, já estava com o cabelo pintado de
loiro, minha mão tinha crescido muito em função do pandeiro. Meus
polegares já não se mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de
positivo.
Não deu outra: entrei para um grupo de pagode. Enquanto vários outros
viciados cantavam uma música que não dizia nada, eu e mais outros 12
infelizes dançávamos alguns passinhos ensaiados, sorríamos e fazíamos
sinais combinados. Lembro-me de um dia quando entrei nas lojas Americanas e
pedi a Coletânea As melhores do Molejo". Foi terrível!! Eu já não pensava
mais!!!
Meu senso crítico havia sido dissolvido pelas rimas miseráveis e letras
pouco arrojadas. Meu cérebro estava travado, não pensava em mais nada. Mas
a fase negra ainda estava por vir. Cheguei ao fundo do poço, ao limiar da
condição humana, quando comecei a escutar popozudas, bondes, tigres, MC
Serginho, Lacraias, motinhas e tapinhas. Comecei a ter delírio e a dizer
coisas sem sentido.
Quando saía à noite para as festas, pedia tapas na cara e fazia gestos
obscenos. Fui cercado por outros drogados, usuários das drogas mais
estranhas que queriam me mostrar o caminho das pedras...
Minha fraqueza era tanta que estive próximo de sucumbir aos radicais e ser
dominado pela droga mais poderosa do mercado: Ki-Kokolexo.
Hoje estou internado em uma clínica. Meus verdadeiros amigos fizeram a
única coisa que poderiam ter feito por mim. Meu tratamento está sendo
muito duro: doses cavalares de MPB, Bossa-Nova, Rock Progressivo e Blues.
Mas o médico falou que eu talvez tenha de recorrer ao Jazz, e até mesmo
a Mozarth e Bach. Queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas
a não se entregarem a esse tipo de droga. Os traficantes só pensam no
dinheiro. Eles não se preocupam com a sua saúde, por isso tapam a visão
para as coisas boas e te oferecem drogas. Se você não reagir, vai acabar
drogado: alienado, inculto, manobrável, consumível, descartável, distante.
Vai perder as referências e definhar mentalmente. Em vez de encher cabeça
com porcaria, pratique esportes e, na dúvida, se não puder distinguir o que
é droga ou não, faça o seguinte:
* Não ligue a TV no domingo à tarde;
* Não escute nada qu e venha de Goiânia ou do interior de São Paulo;
* Não entre em carros com adesivos "Fui.....";
* Se te oferecerem um CD, procure saber se o indivíduo foi ao programa da
Hebe ou ao Sábado do Gugu;
* Mulheres gritando histericamente são outro indício;
* Não compre um CD que tenha mais de 6 pessoas na capa;
* Não vá a shows em que os suspeitos façam passos ensaiados;
* Não compre nenhum CD em que a capa tenha nuvens ao fundo;
* Não compre nenhum CD que tenha vendido mais de um milhão de cópias no
Brasil, e
* Não escute nada em que o autor não consiga uma concordância verbal
mínima.
Mas principalmente, duvide de tudo e de todos.
A vida é bela!!!! Eu sei que você consegue!!! Diga não às drogas!!
Luis Fernando Verissimo
Para seu namoro (ou o que for) dar certo
Não telefone todos os dias para seu amor, muito menos tenha isso como obrigação.
Não a acostume a dar beijinho de boa noite
Muitas vezes ela fará isso só para ver se você não saiu após a última ligação! Cuidado!
Tenha e mantenha seus amigos, custe o que custar. Até se custar seu namoro, vale a pena. (Por mais que você esteja cego agora)
Não paparique ou despreze demais. Tudo em excesso atrapalha. Ame, mas permita que a pessoa faça, mas nunca pelos dois.
Se tudo o que você fizer for pelos dois, qual a necessidade de outra pessoa?
Seja pontual, mas não metódico.
Saia da rotina.
Mantenha a forma física, mas sem fanatismo...
Não se habituem a se xingar mutuamente. Evite isso desde a primeira vez.
Não ache que a sua profissão é mais ou menos importante que a dele (a). Não o (a) corrija na frente dos outros.
Seja alegre e divertido apesar das dificuldades da vida
Valorize pequenas atitudes de afeto. Não fique noiva (o) durante muito tempo.
Não aperte espinha da cara do seu parceiro
Evite falar, ou ter contato com ex namoradas (o)
Não deixe seu namorado ou quem quer que seja escolher suas roupas.
Não guarde rancor
Discuta os problemas o mais rápido possível
Converse
Saiba ouvir, e escutar principalmente
Seja humilde
Saiba separar quem é você e quem é ele
Distribua seu espaço e organize seu tempo
Não seja um grude nem extremamente ciumento ou indiferente
Não provoque ciúme propositadamente. O melhor é ser espontâneo e original.
Progrida intelectualmente sempre que puder... Não se acomode
Conquiste e reconquiste seu amor todos od dias
Se conseguir cumprie apenas dez destes itens, tenha certeza que será mais feliz
Pena que esquecemos da maioria...
(Evandro Daolio)
Lei de Murphy para os homens
Presta a atenção numa lista de itens da Lei de Murphy sobre os homens:
1 - Os homens simpáticos são feios.
2 - Os homens bonitos não são simpáticos.
3 - Os homens bonitos e simpáticos são gays.
4 - Os homens bonitos, simpáticos e heterossexuais estão casados.
5 - Os homens que não são lá muito bonitos, mas são simpáticos, heterossexuais e que não estão casados, não têm dinheiro.
6 - Os homens que não são lá muito bonitos, mas são simpáticos, heterossexuais, não estão casados, mas têm dinheiro, pensam que andamos atrás deles pelo dinheiro.
7 - Os homens bonitos, simpáticos, heterossexuais, mas sem dinheiro, andam atrás do dinheiro da mulher.
8 - Os homens bonitos que não são lá muito simpáticos, mas são heterossexuais e não ligam para o dinheiro, acham que a mulher não é suficientemente bonita.
9 - Os homens bonitos, simpáticos, heterossexuais, não casados, com dinheiro e que acham que somos lindas, são covardes.
10 - Os homens ligeiramente bonitos, algo simpáticos, não casados, com algum dinheiro e, graças a Deus, heterossexuais, que nos acham lindas, são tímidos e nunca dão o primeiro passo.
Aí a gente pergunta: será que não há homens só um "tiquinho" perfeitos?
Acho que a gente pode concluir que "os homens são como vinho": começam como uvas e é dever das mulheres pisá-los e mantê-los no escuro durante longos anos até se tornarem algo que vale a pena apresentar ao jantar.
A MULHER BOAZINHA
Qual o elogio que uma mulher adora receber?
Bom, se você está com tempo, pode-se listar aqui uns setecentos:
mulher adora que verbalizem seus atributos, sejam eles físicos ou morais.
Diga que ela é uma mulher inteligente, e ela irá com a sua cara.
Diga que ela tem um ótimo caráter e um corpo que é uma provocação,
e ela decorará o seu número.
Fale do seu olhar, da sua pele, do seu sorriso, da sua presença de espírito,
da sua aura de mistério, de como ela tem classe:
ela achará você muito observador e lhe dará uma cópia da chave de casa.
Mas não pense que o jogo está ganho: manter o cargo vai depender da sua
perspicácia para encontrar novas qualidades nessa mulher poderosa, absoluta.
Diga que ela cozinha melhor que a sua mãe,
que ela tem uma voz que faz você pensar obscenidades,
que ela é um avião no mundo dos negócios.
Fale sobre sua competência, seu senso de oportunidade,
seu bom gosto musical.
Agora quer ver o mundo cair?
Diga que ela é muito boazinha.
Descreva aí uma mulher boazinha.
Voz fina, roupas pastel, calçados rente ao chão.
Aceita encomendas de doces, contribui para a igreja,
cuida dos sobrinhos nos finais de semana.
Disponível, serena, previsível, nunca foi vista negando um favor.
Nunca teve um chilique.
Nunca colocou os pés num show de rock.
É queridinha.
Pequeninha.
Educadinha.
Enfim, uma mulher boazinha.
Fomos boazinhas por séculos.
Engolíamos tudo e fingíamos não ver nada, ceguinhas.
Vivíamos no nosso mundinho, rodeadas de panelinhas e nenezinhos.
A vida feminina era esse frege: bordados, paredes brancas,
crucifixo em cima da cama, tudo certinho.
Passamos um tempão assim, comportadinhas, enquanto íamos alimentando um
desejo incontrolável de virar a mesa.
Quietinhas, mas inquietas.
Até que chegou o dia em que deixamos de ser as coitadinhas.
Ninguém mais fala em namoradinhas do Brasil: somos atrizes,
estrelas, profissionais.
Adolescentes não são mais brotinhos: são garotas da geração teen.
Ser chamada de patricinha é ofensa mortal.
Pitchulinha é coisa de retardada.
Quem gosta de diminutivos, definha.
Ser boazinha não tem nada a ver com ser generosa.
Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo.
As boazinhas não têm defeitos.
Não têm atitude.
Conformam-se com a coadjuvância.
PH neutro.
Ser chamada de boazinha, mesmo com a melhor das intenções,
é o pior dos desaforos.
Mulheres bacanas, complicadas, batalhadoras, persistentes, ciumentas,
apressadas, é isso que somos hoje.
Merecemos adjetivos velozes, produtivos, enigmáticos.
As “inhas” não moram mais aqui.
Foram para o espaço, sozinhas.
por Martha Medeiros
O que fazer? Deus sabe o que faz.
“ O rabino Okiba teve que abandonar a sua terra, por motivos particulares e assim andou por terras incultas e mesmo desertos. O rabino levava um candeeiro, para que produzisse luz a fim de cumprir com suas obrigações religiosas e estudar a lei. Também conduzia um galo que lhe servia de relógio despertador, visto necessitar saber a hora certa. Para não andar sempre a pé, ia montado em um burrinho. Assim chegou à cidade e foi procurar um lugar para repousar, mas foi tudo em vão. Ninguém desejava abrigar um desconhecido. Deslocado e triste o rabi afastou-se da cidade, amaldiçoando a falta de cortesia de tais habitantes que não procuravam fazer o bem para um estrangeiro.
Voltou ao mato e assentou-se debaixo de uma árvore. Ia anoitecendo e como quisesse fazer suas preces e estudar a lei, acendeu o candeeiro, mas um vento forte que repentinamente soprava apagou o candeeiro. O que fazer? Mas Deus sabe o que faz, e assim procurou dormir.
Durante a noite um lobo devorou o galo de Okiba, o que fazer? Mas Deus sabe o que faz. Um leão que se aproximou do rabino, vendo o burro ali, o devorou. O que fazer? Deus sabe o que faz, dizia Okiba.
Na manhã seguinte foi à vila para ver se arranjaria alguma coisa. Mas que horror, ali não estava ninguém! Encontrou o povoado em estado lastimável, tudo saqueado e muitos mortos. O que tinha acontecido? Ah! Uma tribo estranha durante a noite tinha dado o seu assalto e liquidado com aquela vila.
Então, pensou Okiba, Deus sabe o que faz. Se eu estivesse lá teria morrido, com os outros. Se tivesse tido o candeeiro aceso durante a noite, ter-me-iam achado e matado; se o galo tivesse vivido teria cantado e eu teria sido descoberto. O burro, se não tivesse morto pelo leão teria se revelado e assim a esta hora eu estaria entre os mortos. Portanto, Deus sabe o que faz...”
Por que, por que, por que Deus permite isto? Dizem freqüentemente os que enfrentam prolemas difíceis... Deus nunca manda o mal ao Seu filho, mas Ele permite que experimentos andar sozinhos, depois de largarmos voluntariamente sua mão guiadora, deixamos de seguir Sua norma, os Dez Mandamentos, ou negamos submeter-nos aos Seus conselhos exarados no Livro de Deus – a Santa Bíblia.
[ do Livro: Quando tudo falha,de Rodolpho Belz. ]
Não perca o foco
Se você já tentou focalizar sua câmera em algo que não está parado, você deve saber como é fácil perder o foco. Já tentou tirar a foto de um bebê que se mexe bantante (meu sobrinho, por exemplo... rsrs)? Talvez fosse mais fácil tirar a foto do chocalho, do berço sem o bebê, das roupinhas... mas nós sempre queremos a foto dele. Mesmo que seja difícil, mesmo que às vezes seja quase impossível, não tiramos os olhos dele. Isso por ele é o mais importante.
Mais uma semana terminou. Talvez ela tenha sido cansativa, talvez estressante, talvez por isso estejamos exaustos, mas... a semana era seu foco? O trabalho é seu foco? A escola? O carro novo? O vestibular? O namorado? Tudo isso são pontos de uma história, estão como se fossem parados se comparados com a eternidade de Deus. É comum querermos olhar para o que podemos conseguir nesse mundo, coisas que ficam paradas em relação à eternidade. Não deve ser assim, não devem ser o foco simplesmente porque não é o que mais importa.
Deus, que é para sempre, que age sempre, que está sempre em movimento (quero dizer SEMPRE MESMO), é quem deve ser o foco de nossas vidas. Deus, que tem caminhado e que está cada vez mais perto de retornar para levar seus filhos, é quem deve ser foco. Ele se move todo o tempo ao nosso redor mas devemos focalizá-lo. Se pudermos sentí-lo, focalizá-lo com os olhos da alma, descobriremos que, muito mais do que o sorrizo de um bebê, é maravilhoso contemplá-lo.
Que nesse sábado possamos esquecer a semana, esquecer as coisas que não são tão importantes, e demorar-nos na melhor visão de todas: DEUS!
Tenham um feliz sábado!
Amo vocês!
Beijos, Bila.
Às vezes o caminho parece longe demais!!!
Lembrei hoje das vezes que viajava com a família, era criança, e o que mais eu perguntava durante as viagens era: “Ainda falta quanto tempo? Em que lugar nós estamos?”. Meu pai sempre respondia. Ele me respondia só por uma questão de amor, porque ele era que precisava saber o caminho. Algumas vezes 15 minutos depois eu fazia a mesma pergunta e me surpreendia quando ele dizia pra mim o nome da mesma cidade. Pensava que não ia chegar nunca. Naquela época, sentia falta de estar em casa brincando com as amigas da rua ou me sentia ansiosa em chegar logo ao destino para brincar com os primos. Mas quando eu e minhas irmãs inventávamos um bom divertimento, ou quando ouvíamos e cantávamos boas músicas, ou quando estávamos conversando, nem lembrávamos que a viagem era longa, e nem nos preocupávamos com que estrada seguiríamos, afinal, painho estava dirigindo. Ele sabia por onde ir e resolvia todas as eventualidades pelo caminho. Eu podia relaxar: olhar as árvores secas e logo depois as verdes, encontrar nas nuvens todos os tipos de formas e até dormir um pouco.
Poucos anos depois (não faz muito tempo que eu fui criança... rsrs) ainda continuo curiosa. Sinto falta de pessoas que deixei de ver, que ficaram pra trás, me sinto ansiosa para vê-las novamente, abraçá-las. Me sinto ansiosa também pra que algumas coisas que aparecem no caminho sejam resolvidas. Tem dias que o caminho parece longe demais! Pergunto a Deus quanto tempo ainda falta e em que lugar nós estamos. Meu Pai sempre me responde. Ele responde, só por uma questão de amor. Porque eu não estou dirigindo, só estou no banco de trás, como sempre. Às vezes a ansiedade chega aqui, mas quando confio que meu Pai sabe o caminho pelo qual está me levando e pode resolver todas as eventualidades do caminho posso aproveitar a vista e me divertir, ocupo meu tempo, sou útil, compartilho boas conversas e boas músicas, observo árvores secas e verdes, o clima da vida muda e eu, milagrosamente, posso continuar em PAZ pela estrada.
Aos meus companheiros de viagem, amigos e família, só resta agradecer também por colaborar com a agradável viagem, a viagem vai valer a pena pelas músicas, pelas conversas, pelo que fizemos juntos enquanto não chegamos ao destino. Que possamos relaxar, na certeza de que Ele está dirigindo!
Um feliz sábado!!!! Vocês fazem esse caminho longo parecer muito divertido!!! Amo vocês!!!
Beijos, Bila.
AMOR OU AMIZADE? OS DOIS....
No finalzinho da entrevista que Pedro Bial deu à Marília Gabriela, quando foi questionado sobre relacionamentos, ele deu uma lição que serve para todo mundo: trate seu amor como você trata seu melhor amigo. Sei que isso parece falta de romantismo, mas é o conselho mais certeiro.
Não era você que estava a fim de uma relação serena e plenamente satisfatória? Taí o caminho. Vamos tentar elucidar como isso se dá na prática. Comecemos pelo exemplo que o próprio Bial deu: você foi convidado para o casamento de uma prima distante que mora onde Judas perdeu as botas, você tem que ir porque ela chamou você pra padrinho. Como é que os casais costumam combinar isso?
"Não tem como escapar, você vai comigo e pronto". Ou seja, um põe o outro no programa de índio e nem quer saber de conversa. É assim que você convidaria seu melhor amigo? Não. Você diria: "Putz, tenho uma roubada pela frente que você não imagina. Me dá uma força, vem comigo, ao menos a gente dá umas risadas...".
Ficou bem mais simpático, não ficou? Como esta, tem milhões de situações chatas que você pode aliviar, apenas moderando o tom das palavras.
Pro seu marido: "Você nunca repara em mim, não deu pra notar que cortei o cabelo? Será que sou invisível?" Mas pra sua melhor amiga: "Ai, pelo visto meu cabelo ficou medonho e você está me poupando, né? Pode dizer a verdade, eu agüento".
Pra sua mulher: "Você já se deu conta da podridão que está este sofá? Não dá pra ver que está na hora de trocar o tecido?" Mas pra sua melhor amiga: "Deixa a pizza por minha conta, eu pago, assim você economiza pra lavar o sofá. A não ser que este seja um novo estilo de decoração..."
Risos + risos+ risos.
Maneire. Trate seu amor como todas as pessoas que você adora e que não são seus parentes. Trate com o mesmo humor que você trata seu melhor amigo, sua melhor amiga. Até porque, caso você não tenha percebido, é exatamente isso que eles são.
"Grandes Realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos"
Martha Medeiros
Profile do orkut
....decidida! legal na grande maioria das vezes [ é oq dizem rsrs...] e “chatinha” em outras... é que as vezes me falta paciência e fico c pavio curto! =/Tenho medo de sapos.E de assaltos.Sou viciada em doces, economia, leitura, música. E amo cantar, apesar de n ser meu dom rsrsJá quis fazer nutrição, educação física e biomedicinaMas faço comércio exterior – nada a ver com as áreas pretendidas, NE?! Concordo! Mas agora me apaixonei por minha futura profissão! EheheheJá tirei 0 em cálculo, graças à ele peguei uma final que quase me reprova! Tb já consegui tirar 10 [milagre kkkk]Já perdi celular, E pessoas especiais!Ler um bom livro faz-me sentir nova em folha.Viajar me deixa tensa antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.Brigar me provoca arritmia cardíaca.Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo,faz muito bem!Morei só (que experiência...!)Acordar cedo: ow tormento! Nunca bebo! E não sei por que, ás vezes vejo o mundo rodando e rodando.....Queria ter coragem... Pra falar, Pra fazer e confessar, sempre que achar preciso. (Na maioria das vezes não tenho. Já tive e a experiência não foi lá muito agradável. E mesmo assim, posso dizer que qualquer certeza – mesmo q dolorosa – é melhor do que a dúvida. =/ ) Tenho princípios.Mas nem sempre coloco em prática oq considero certo. (e isso é um erro apesar de ser natural)Fiquem sabendo: 80% do que falo brincando é verdade mesmo.Gosto de gastarO MEU dinheiro.Penso na vida antes de dormir, às vezes fico até com insônia de tanto pensar.. rsrsAmo uma Vaninha, Eulalia, Kssinha, Lyly, Tânia, Bila, e pq não uma Priscila Tb? rsrsrs...Amo meu sobrinho, pq? Eleé d++. Mt fofo, lindo e espertinho!Parece com a tia. rsrsrsAmo amo amo minhas mães. Jesus me deu duas, uma é de coração, a outra é biológica. As duas têm o caráter que quero alcançar. Em uma eu admiro a força e persistência para conseguir as coisas na vida.Na outra a doçura e sabedoria, ela tem até tentando me fazer mais paciente, rsrs, apesar do efeito lento, vejo resultado. Os nomes delas: Vânia e Socorro!áhh, e não poderia esquecer... amo Deus Tb, Ele é tudo pra mim, a razão da minha existência!Meu maior sonho é o céu, e sei que vou conseguir, sabe pq? Pq Jesus tem me ajudado seeeempree!Tenho outro sonho Tb... 6 filhos! Muitas pessoas acham um absurdo, eu acho “mó” legal =]Eu amo leiteE acampar.Ás vezes amo, em outras repugno com a mesma intensidade...Chorava muito, por qualquer coisa. Hoje prefiro sorrir-por-qualquer-coisa. Lágrimas em último caso...Me acho estranha...neurótica.Leram o caçador de pipas? Foi o último...muito bom!Uiih, ficou MT grande... tchauuu!
interessantes...
"Tenho juizo, mas não faço tudo certo..."
"Mas não se esqueça: Assim como não se deve misturar bebidas, misturar pessoas também pode dar ressaca.""O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções."
"...O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia."
"Quando olho para o meu passado, encontro uma mulher bem parecida comigo - por acaso, eu mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia menos lugares, menos emoções.""Meu mundo se resume a palavras que me perfuram, a canções que me comovem, a paixões que já nem lembro, a perguntas sem respostas, a respostas que não me servem, à constante perseguição do que ainda não sei. Meu mundo se resume ao encontro do que é terra e fogo dentro de mim, onde não me enxergo, mas me sinto.""Não fale, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória que chegue."
''Eu me conheço bem, mas sei que posso me surpreender comigo mesmo, a qualquer minuto."
"Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se exercitando uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. Fofocas podem provocar lesões emocionais. Por mais inocente ou absurda, sempre deixa um rastro de desconfiança. Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas."
"Não voltaria no tempo para consertar meus erros, não voltaria para a inocência que eu tinha - e tenho ainda. Terei saudades da ingenuidade que nunca perdi? Não tenho saudades nem de um minuto atrás. Tudo o que eu fui prossegue em mim."
"Mantenha-se atrás da faixa amarela, não chegue muito perto, não acerque-se de meus traumas, não invada meus mistérios, não atrite-se com o meu passado, não tente entender nada: é proibido tocar no sagrado de cada um"
"Há homens que têm patroa.
Há homens que têm mulher.
E há mulheres que escolhem o que querem ser."
"Toda felicidade é construída por emoções secretas. Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só com a nossa permissão."
"E amigo é isso: aquele que a presença conforta sem precisar de muito gesto ou dramatização."
"Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho."
"o silêncio é que é a verdadeira arma letal das relações humanas."
"Minha vida continuou e de repente eu me dei conta de que poderia viver sem você."
"...O silêncio arquiteta planos que não são compartilhados. Quando nada é dito, nada fica combinado....""A mulher e o homem da nossa vida é quem está à mão e nos faz feliz."
"O que pode ser mais miserável do que uma pessoa faminta, sem teto, sem futuro, sem saúde? Sabemos que não são poucos os miseráveis do país, mas às vezes esquecemos da quantidade também imensa de miseráveis que está em nossa órbita, cuja barriga não está vazia, mas a cabeça, totalmente."
PEDAÇOS DE MIM
Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos
Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão
Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci
Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante
Já
Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas
Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar
Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei
Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.
Martha Medeiros
Oração de Gratidão Pelos Anjos
"Bendizei ao Senhor, todos os Seus anjos, valorosos em poder, que executais as Suas ordens" Salmo 103:20
Senhor,
Graças Te dou pelos milhões de anjos que criaste para nossa proteção e para servirem à cristandade, à igreja e às nações.
Como é admirável esta sociedade angelical composta por incontável e grande multidão de lindos, radiantes e poderosos anjos que enfeitam e alegram o Teu vasto Universo, que freqüentam os lugares mais longínquos do espaço sideral, entre os astros e galáxias mas que, ao Teu mandado, são capazes de se deslocar a uma velocidade incrível, de qualquer ponto dessa imensidão cósmica, e vir até onde um filho Teu necessite de auxílio, aqui neste planeta azul que se chama Terra.
Isso mostra o quanto Tu nos amas, porque foi neste planeta, neste minúsculo ponto do Teu Universo que Jesus Cristo, Teu Filho, morreu para nos dar de novo esperança e certeza de reconciliação e salvação.
Por isso, Santo Deus, mantém-nos sob a guarda destes Teus santos e poderosos anjos. Eles são nossos amigos! Eles são nossos protetores!
Eu Te agradeço, Senhor, porque a luz celestial é a característica dos Teus santos anjos. Enche, ó Deus, meu coração com a divina fé, para crer cada vez mais, e com muita convicção, na existência desses seres angelicais que me acompanham e protegem.
Deus meu, minha boca se abre para expressar toda a minha gratidão por teres criado esses milhões de anjos gloriosos e amáveis e que, mesmo não os vendo, sempre estão perto de mim. Gostaria de, em alguma ocasião, conhecer o meu anjo da guarda, mas mesmo que isso não aconteça, a certeza de que eu não estou só já me conforta.
Senhor, quando eu estiver em perigo, em meio à escuridão da insegurança e da dúvida, que a luz dos Teus anjos ilumine meu caminho; que eles me tomem pelas suas mãos e me protejam sob suas asas.
Que sejamos eternamente gratos porque criaste os anjos e nós também e porque tanto eles como nós somos reconhecidos como Teus filhos!
Aceita, pois, ó Deus, esta minha expressão de gratidão como um hino de louvor por esses espíritos ministradores, protetores e cheios de simpatia e companheirismo que me incentivam a amar-Te! Amém!
"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra"Sonhando Alto
O que anda em justiça e fala o que é reto [...] e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas. Isaías 33:15, 16
Estou pensando nos jovens da igreja. Pelos versos bíblicos acima, há recompensas jamais sonhadas na busca de um alto ideal para a vida. Vocês precisam sonhar alto e, ao mesmo tempo, vigiar. Vigiar no trabalho, por causa da influência dos colegas levianos; nas escolas e universidades, por causa de mestres ateus, incrédulos e gozadores que, com seu sarcasmo e desrespeito às suas convicções, procuram solapar os fundamentos da sua fé e de seus ideais. Eles podem mudar as tabuletas que indicam o caminho e o rumo certo.
Para enfrentar essa onda de impiedade que campeia pelo mundo, a melhor coisa é colocar-se acima dela. Acima dos vícios, do materialismo, das más companhias, do sexo indevido, da infidelidade e da descrença. Essas coisas são todas cá de baixo, no nível da poluição moral e espiritual.
Alguém já viu ossos de águias esparramados pelo chão ou nos sacos de lixo? E de galinhas, já? Bem, eu sei o que vocês estão pensando... É isso mesmo, por quê? As águias vivem nas alturas e se desenvolvem no alto das montanhas. As galinhas, ao contrário, vivem sempre no chão e ciscando. A águia é uma ave nobre; a galinha é ave banal. A lição é óbvia.
"Deus colocou perante nós a altura do privilégio cristão, e isto para que... Cristo habite pela fé nos nossos corações" (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 222).
Numa de suas viagens, o comandante de um avião desceu em Cobar, na Arábia. Quando tornou a entrar no avião, ouviu um ruído: rec... rec... rec..., nada agradável. Finalmente, descobriu-se... Era um rato que havia embarcado clandestinamente. O que fazer? Então, o comandante se lembrou de que o rato não vive em grandes alturas, mas só na superfície da terra. Resolveu subir o máximo possível. Quando, horas depois, desceu no aeroporto do destino, lá estava o rato, morto.
Jovens, se com a ajuda do Espírito Santo vocês subirem bem alto rumo à perfeição do caráter, nenhum "rato" conseguirá minar seu objetivo de alcançar o ideal da sua vida e das suas aspirações.
Todos estamos entre duas escolhas: "habitar nas alturas" e ver "a terra que se estende até ao longe" (Is 33:15-17), ou morrer na planície. Dessa escolha depende nossa vitória ou nosso fracasso.
REFLEXÃO: "Fujam! [...] Não fiquem no vale. Vão para as montanhas e só parem quando chegarem lá. Só assim escaparão com vida" (Gn 19:17, BV).
Dia das Mães
"Pedi ao Senhor que me desse este filho, e Ele atendeu a meu pedido. Agora eu o trago, como se estivesse devolvendo ao Senhor, por todos os dias em que ele viver." Assim, ela deixou o menino ali no Tabernáculo, para servir ao Senhor. 1 Samuel 1:26-28, BV
Por meio de Ana, a mãe do profeta Samuel, uma das mais extraordinárias mães mencionadas na Bíblia, desejo homenagear todas as mães da igreja.
Ela pediu um filho e Deus atendeu sua oração. "Era o seu único filho, uma dádiva especial do Céu; mas recebera-o como um tesouro consagrado a Deus, e não queria privar o Doador daquilo que Lhe era próprio" (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 570, 571). Então, ela entregou sua preciosa dádiva ao serviço do Senhor.
Louvado seja Deus pelas mães exemplares de ontem e de hoje! Que Ana, uma das mais dedicadas mães do Israel antigo, sirva de exemplo para as boas mães do Israel moderno.
Você que está lendo esta meditação e é mãe, não se esqueça de que também é filha. Lembre-se, pois, de que hoje é o seu dia e da sua mãe também.
Cada ano, a celebração deste dia encerra uma significação toda nova com sentido mais vasto e profundo como nunca antes. É que mãe é sempre mãe e para cada ano que passa o sentido afetivo aumenta.
Que doença sofremos que ela não se afligisse? Que erro cometemos que não lhe entristecesse o coração? Que vitórias alcançamos sem que não lhe provocasse um santo orgulho de nós? Triunfa o filho, e cobre-se de glória a mãe! Cai ele em fracasso, ela é a primeira a estar ao seu lado. Assim, é um privilégio dispensar honra especial à nossa mãe no Dia das Mães.
Num acampamento de jovens, ao redor da fogueira, rapazes e moças resolveram fazer um concurso de frases que representassem melhor a coisa mais bela do mundo. Várias frases foram apresentadas, como: "o murmúrio de um riacho", "macieiras em flor", "um cisne branco dando voltas num lago de águas cristalinas", etc. Todas mereceram aplausos.
Nisto, um menino de doze anos, um tanto inibido, vencendo a timidez, levantou-se e disse: "Eu já vi a coisa mais linda do mundo, é o sorriso da mamãe." Foi feliz na interpretação. Foi aplaudido em pé. Recebeu o prêmio!
Sejamos gratos a Deus pelas nossas mães, pois todas as boas qualidades que vemos nelas são apenas uma amostra das qualidades que existem em nosso amorável Pai celeste. Às vezes, as mães podem até falhar, esquecer e decepcionar. Deus nunca!
Honremos também a Deus nesse dia. Foi Ele que nos deu nossas mães!
REFLEXÃO: "Filho meu, [...] não deixes a instrução de tua mãe" (Pv 1:8).
Compositor: Rub!
Quem Dera:
Quem Dera!
Se todo dia fosse assim
O mar perfeito
E você perto de mim
Tranqüila sob o sol da manhã
Quem Dera!
Se toda praia fosse assim
Com uma direita tubular sem fim
Rolassem altas ondas toda manhã...
Quem dera agora mesmo
Pôr as pranchas no rack
Na estrada com você
Ao som de Bob, Rub e Jack
Quem dera o mar
Nunca mais ficasse flat
Quem dera essa canção
Grudasse em seu coração
Que nem chiclete
Hum! Hum! Hum! Hum Hum!...
Quem Dera!
Se todo dia fosse assim
Se o domingo não tivesse fim
E não houvesse trabalho amanhã
E Quem Dera!
A mega-sena só prá mim
Uma casa na praia com jardim
Café na cama toda manhã...
Quem dera agora mesmo
Pôr as pranchas no rack
Na estrada com você
Ao som de Bob, Rub e Jack
Quem dera o mar
Nunca mais ficasse flat
Quem dera essa canção
Grudasse em seu coração
Que nem chiclete
Uh! Uh! Uh! Uh Uh!
Que nem chiclete...
Sonhar não custa nada
Por enquanto é de graça
Quando estiver stressado
Vai surfar que tudo passa
Uh! Uh! Uh! Uh! Yeh!...
Quem dera agora mesmo
Pôr as pranchas no rack
Na estrada com você
Ao som de Bob, Rub e Jack
Quem dera o mar
Nunca mais ficasse flat
Quem dera essa canção
Grudasse em seu coração
Que nem chiclete
Uh! Uh! Uh! Hum! Hum!
Que nem chiclete
Quem Dera!!
FALA VALER:
Durma quando o sono bater
Acorde quando Deus quiser
Assista menos TV
Cante no Chuveiro
escreva um livro
faça um filme
e se apaixone todo dia por você.
Pare tudo ao entardecer
Não importa o que tiver pra fazer
Veja o Sol se pondo no mar.
Ria sem motivo
pinte um quadro
veja desenho animado
e se apaixone de verdade por alguém.
Faça tudo valer a pena
a vida é tão imensa e ao mesmo tempo é tão pequena
Faça tudo valer a pena
Dizer eu te amo não devia ser um problema.
Faça o que quiser fazer
Fale o que a voz quer dizer
que seja como tiver de ser
Jogue o seu relógio fora
Conte estrelas
Molde Nuvens
Se apaixone todo dia pelo mesmo alguém
Faça tudo valer a pena
a vida é tão imensa e ao mesmo tempo é tão pequena
Faça tudo valer a pena
Dizer eu te amo não devia ser um problema, pois:
"tudo vale a pena quando a alma não é pequena"
Faça tudo valer a pena
a vida é tão imensa e ao mesmo tempo é tão pequena
Faça tudo valer a pena
Dizer eu te amo não devia ser um problema.
[composição:RuB]
Boa Semana à todos!
'Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores,por meio dAquele que nos amou. Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor'.(Rom.8:35, 37-39)
Ja pensou na imensidão do amor de Deus por você? Estava meditando neste texto e me perguntei, como pode um Deus tão grandioso me amar tanto assim a ponto de enviar o Seu Único Filho só para nos salvar?! e logo obtive a resposta: 'O amor do Senhor Deus não se acaba, e a Sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs e como é grande a fidelidade do Senhor'.(lam.3:22e23) e ainda nos faz uma bela declaração de amor em Jeremias 31:3 '... com AMOR ETERNO te amei'. É maravilhoso sentir que Deus nos ama assim, o Seu amor é incondicional, e nós o que temos feito em retribuição a este amor?Ele deseja que cada um de nós amemos uns aos outros, e só conseguiremos, se permanecermos NEle.' Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.'(I João 4:16) Mais uma semana se inicia, vamos retribuir esse amor através das nossas atitudes e ações, jamais esqueça que DEUS AMA MUITO VOCÊ!!
Taninha escreveu e mandou por e-mail p me desejar uma boa semana, e agora estou compartilhando c vcs!!
aproveitando... deixo aqui exposto: taninha amo vc, neguinha mais doce, leal, amável q eu já conheci!!
Mentiroso... rsrsrs...
Um brasileiro entra na policia em plena Caxias do Sul e
dirige-se ao xerife:
- Vim entregar-me, cometi um crime e desde então não
consigo viver em paz.
- Meu senhor, as leis aqui são muito severas e são
cumpridas e se o senhor é
mesmo culpado não haverá apelaão nem dor de
consciência que o livre da cadeia.
- Atropelei um argentino na estrada ao sul de Caxias.
- Ora meu amigo, como o senhor pode se culpar se estes
argentinos atravessam as
ruas e as estradas a todo o momento?
- Mas ele estava no acostamento.
- Se estava no acostamento é porque queria atravessar,
se não fosse o senhor
seria outro qualquer.
- Mas não tive nem a hombridade de avisar a família
daquele homem, sou um crápula!
- Meu amigo, se o senhor tivesse avisado haveria
manifestaão, repúdio popular,
passeata, repressão, pancadaria e morreria muito mais
gente, acho o senhor um pacifista, merece uma estátua.
- Eu enterrei o pobre homem ali mesmo, na beira da
estrada.
- O senhor é um grande humanista, enterrar um
argentino, é um benfeitor, outro
qualquer o abandonaria ali mesmo para ser comido por
urubus e outros animais,
provavelmente até hienas.
- Mas enquanto eu o enterrava, ele gritava : Estoy
vivo, estoy vivo!!
- Tudo mentira, esses argentinos mentem muito.
Um texto bastante sábio
“Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música”.
Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por "pausas’... E nós, sem refletirmos, pensamos que a melodia terminou0
Deus nos envia, às vezes, um tempo de parada forçada. E faz uma pausa repentina no coral de nossa vida.
Pode ser uma provação, planos fracassados, ou esforços frustrados.
Mas na verdade é preciso fazer uma pausa...
Mas como é que o maestro lê a pausa?
Ele continua a marcar o compasso com a mesma precisão e toma a nota seguinte com firmeza, como se não tivesse havido interrupção alguma.
Deus segue um plano ao escrever a música de nossa vida.
Elas não estão ali para serem passadas por alto ou serem omitidas, nem para atrapalhar a melodia ou alterar o tom. E sim para aprimorar
A nossa parte deve ser aprender a melodia e não desmaiar nas "pausas".
Se olharmos para cima, Deus mesmo marcará o compasso para nós. Com os olhos Nele, vamos ferir a próxima nota com toda a clareza sem murmurarmos tristemente: “Na pausa não há música”.
Não nos esqueçamos, contudo, de que “ela ajuda a fazer a música”.
Compor a música da nossa vida é geralmente um processo lento e trabalhoso.
Com paciência, Deus trabalha para nos ensinar! E quanto tempo Ele espera até que aprendamos a lição!
Lembre-se, a pausa não dura muito, é apenas um tempo suficiente para que você se renove e continue... Ela apenas serve para continuar a música!!!
Olhe melhor a sua volta... Viva a Vida! Pare! E aceite a pausa, você merece ser mais amado e amar, sonhar, sorrir, cantar e ser feliz, muito mais feliz!!!
[desconheço o autor]
O que denota a Saudade (ou Vírgulas)
SA:U.DA.DE
[texto de Priscila Alencar; amiga que amo muito e admiro por demais]
Portuguêses....
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE LISBOA > 'Gêmeo tenta se suicidar e mata o irmão por engano' > >
DISK FINADOS > Lançaram em Portugal, o novo serviço por telefone, é o Disk-Finados. Você telefona e OUVE um minuto de silêncio! > >
CURVA PERIGOSA > O português estava dirigindo em uma estrada, quando viu uma placa que dizia: > 'Curva Perigosa à Esquerda'. Ele não teve dúvidas: virou à direita! > >
AGENDA DE TELEFONE > Por que os portugueses usam somente a letra 'T' em suas agendas de telefone? > Telefone do Antonio, telefone do Joaquim, telefone do Manoel, telefone do Pereira... > >
LOJA DE SAPATOS > O Manuel foi, na segunda-feira, a uma loja de sapatos. Escolheu, escolheu e acabou se decidindo por um par de sapatos de cromo alemão. > O vendedor entregou o sapato, mas foi logo advertindo-o: > - Sr., estes sapatos costumam apertar os pés nos primeiros cinco dias.. > - Não tem problema. Eu só vou usá-los no domingo que vem. > >
NO TRABALHO > Conversa entre o empregado e o chefe, ambos portugueses: > - Chefe, nossos arquivos estão super lotados, posso jogar fora os que tem mais de 10 anos? > - Sim, mas antes tire uma cópia de todos. > >
NO CHUVEIRO > Manuel está tomando banho e grita para Maria: > - Ô Maria, me traz um shampoo. > E Maria lhe entrega o shampoo. Logo em seguida, grita novamente: > - Ô Maria, me traz outro shampoo. > - Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem !!! > - É que aqui está dizendo que é para cabelos secos e eu já molhei os meus. > >
SEGURANÇA > O filho do português chega pro pai e diz: > - Papai, posso ir lá fora ver o eclipse? > - Pode meu filho, mas não chegue muito perto. > >
MOTIVO > - Por que o banco 24h não deu certo em Portugal? > - Porque dava 23:30 e já tinha uma fila enorme. > >
SORTE > O português vê uma máquina de Coca Cola e fica maravilhado. > Coloca uma fichinha e cai uma latinha. Coloca 2 fichinhas e caem 2 latinhas. > Coloca 10 fichas e caem 10 latinhas. Então ele vai ao caixa e pede 50 fichas. > Diz então o caixa: - Desse jeito o Sr. vai acabar com as minhas fichas. > - Não adianta, eu não paro enquanto estiver ganhando. > >
BRINCANDO COM O PERIGO > O assaltante aborda o Manoel no meio da rua. > - Pare! - grita. > - Impare! - grita de volta o Manoel estendendo três dedos. > - Mas eu estou te roubando - explica o assaltante. > - Então não brinco mais! < /P> > >
SEGREDOS > O português passava em frente a um chaveiro quando viu uma placa: > 'Trocam-se segredos'. Parou abruptamente, entrou na loja, olhou para os lados e cochichou para o balconista: > - Eu sou gay, e você?! > >
CONFIANÇA > Essa aconteceu num quartel de Lisboa. O Joaquim estava dando guarda quando se aproxima um jipe com um soldado, ele aponta o fuzil para a cabeça do motorista do jipe e pergunta rispidamente: > - Você sabe a senha? > - Sei. > - Tudo bem, pode passar. > >
DOIS BASTAM > - Você sabe quantos portugueses são necessários para afundar um submarino? > - Dois.. Um bate na porta, o outro abre! > >
SELF-SERVICE > - Como é restaurante self-service de português? > - O cliente é pesado, na entrada e na saída. > >
NO SUPERMERCADO > - Por que o português, cada vez que compra uma caixa de leite, abre-a, ali mesmo, no supermercado? > - Porque na caixa está escrito : 'Abra aqui.' > >
CELULAR > - Você sabe por que o português sempre deixa o celular em cima da máquina de lavar? > - Para não ficar fora da área de serviço! > >
Deus fez a mulher...
E houve harmonia no paraíso.
O diabo vendo isso, resolveu complicar.
Deus deu a mulher cabelos sedosos e esvoaçantes.
O diabo deu pontas duplas e ressecadas.
Deus deu a mulher seios firmes e bonitos.
O diabo os fez crescer e cair.
Deus deu a mulher um corpo de Barbie.
O diabo inventou a celulite, as estrias e o culote.
Deus deu a mulher músculos perfeitos.
E o diabo os cobriu com lipoglicerídios.
Deus deu a mulher uma voz suave, doce e melodiosa.
O diabo a fez falar demais.
Deus deu a mulher um temperamento dócil.
E o diabo inventou a TPM.
Deus deu a mulher um andar elegante.
O diabo investiu no sapato de salto alto.
Então Deus deu a mulher infinita beleza interior.
E o diabo fez o homem perceber só o lado de fora.
Mas que droga!!!
Só pode haver uma explicação para isso:
"O diabo só pode ser V I A D O! "
O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.
[Fernando Pessoa]Para meus amigos que estão...SOLTEIROS
O amor é como uma borboleta. Por mais que tente pegá-la, ela fugirá.
Mas quando menos esperar, ela está ali do seu lado.
O amor pode te fazer feliz, mas às vezes também pode te ferir.
Mas o amor será especial apenas quando você tiver o objetivo de se dar somente a um alguém que seja realmente valioso. Por isso, aproveite o tempo livre para escolher .
Para meus amigos...NÃO SOLTEIROS
Amor não é se envolver com a "pessoa perfeita", aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
Para meus amigos que gostam de...PAQUERAR
Nunca diga "te amo" se não te interessa.
Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.
Nunca toque numa vida, se não pretende romper um coração.
Nunca olhe nos olhos de alguém, se não quiser vê-lo derramar em lágrimas por causa de ti.
A COISA MAIS CRUEL QUE ALGUÉM PODE FAZER É PERMITIR QUE ALGUÉM SE APAIXONE POR VOCÊ, QUANDO VOCÊ NÃO PRETENDE FAZER O MESMO.
Para meus amigos...CASADOS.
O amor não te faz dizer "a culpa é", mas te faz dizer "me perdoe".
Compreender o outro, tentar sentir a diferença, se colocar no seu lugar.
Diz o ditado que um casal feliz é aquele feito de dois bons perdoadores.
A verdadeira medida de compatibilidade não são os anos que passaram juntos;
mas sim o quanto nesses anos vocês foram bons um para o outro.
Para meus amigos que têm um CORAÇÃO PARTIDO
Um coração assim dura o tempo que você deseje que ele dure, e ele lastimará o tempo que você permitir.
Um coração partido sente saudades, imagina como seria bom, mas não permita que ele chore para sempre.
Permita-se rir e conhecer outros corações.
Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida.
A DOR DE UM CORAÇÃO PARTIDO É INEVITÁVEL, MAS O SOFRIMENTO É OPCIONAL!
E LEMBRE-SE: É MELHOR VER ALGUÉM QUE VOCÊ AMA FELIZ COM OUTRA PESSOA, DO QUE VÊ-LA INFELIZ AO SEU LADO.
Para meus amigos que são...INOCENTES.
Ela(e) se apaixonou por ti, e você não teve culpa, é verdade.
Mas pense que poderia ter acontecido com você. Seja sincero, mas não seja duro; não alimente esperanças, mas não seja crítico; você não precisa ser namorado(a), mas pode descobrir que ela(e) é uma ótima pessoa e pode vir a se tornar uma(um) grande amiga(o).
Para meus amigos que tem MEDO DE TERMINAR.
As vezes é duro terminar com alguém, e isso dói em você.
Mas dói muito mais quando alguém rompe contigo, não é verdade?
Mas o amor também dói muito quando ele não sabe o que você sente.
Não engane tal pessoa, não seja grosso(a) e rude esperando que ela(e) adivinhe o que você quer.
Não a (o) force terminar contigo, pois a melhor forma de ser respeitado é respeitando.
Pra terminar ...
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata....
Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom . .
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutar para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
Aí Tem
As coisas são como são. Se alguém diz que está calmo, é porque está calmo. Se alguém diz que te ama, é porque te ama. Se alguém diz que não vai poder sair à noite porque precisa estudar, está explicado. Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava frio como um iglu. Você falava, falava, e ele quieto, monossilábico. Até que você o coloca contra a parede: "O que é que está havendo?". "Nada, tô na minha, só isso." Só isso???? Aí tem.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava exaltado demais. Não parava de tagarelar. Um entusiasmo fora do comum. Você pergunta à queima-roupa: "Que alegria é essa?" "Ué, tô feliz, só isso". Só isso????? Aí tem.
Os tais sinais. Ansiedade fora de hora, mudez estranha, olhar perdido, mudança no jeito de se vestir, olheiras e bocejos de quem dormiu pouco à noite: aí tem. Somos doutoras em traduzir gestos, silêncios e atitudes incomuns. Se ele está calado demais, é porque está pensando na melhor maneira de nos dar uma má notícia. Se está esfuziante demais, é porque andou rolando novidades que você não está sabendo. Se ele está carinhoso demais, é porque não quer que você perceba que está com a cabeça em outra. Se manda flores, é porque está querendo que a gente facilite alguma coisa pra ele. Se vai viajar com os amigos, é porque não nos ama mais. Se parou de fumar, é uma promessa que ele não contou pra você. Enfim, o cara não pode respirar diferente que aí tem.
Às vezes não tem. O cara pode estar calado porque leu um troço que mexeu com ele, ou está falando muito porque o time dele venceu. Pode estar mais carinhoso porque conversou sobre isso na terapia e pode estar mais produzido porque teve um aumento de salário. Por que tudo o que eles fazem tem que ser um recado pra gente?
É uma generalização, mas as mulheres costumam ser mais inseguras que os homens no quesito relacionamento. Qualquer mudança de rota nos deixa em estado de alerta, qualquer outra mulher que cruze o caminho dele pode ser uma concorrente, qualquer rispidez não justificada pode ser um cartão amarelo. O que ele diz importa menos do que sua conduta. Pobres homens. Se não estão babando por nós, se tiram o dia para meditar ou para assistir um jogo de vôlei na tevê sem avisar com duas semanas de antecedência, danou-se: aí tem.
[Martha Medeiros]
A pessoa errada...
Desejo a vocês
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com os amigos
Viver sem inimigos
Filme na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Ouvir uma palavra amável
Ver a banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir não
Nem nunca, nem jamais
Nem adeus
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de amor
Tomar banho de cachoeira
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas com alegria
Uma tarde amena
Calçar um chinelo velho
Tocar violão para alguém
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu
[Carlos Drummond de Andrade]
Mulher complica tudo... rsrsrs
> Alguém conhece esse tipo de diálogo ? rsrsrs
M - Onde você vai ?
H - Vou sair um pouco.
M - Vai de carro ?
H - Sim. M - Tem gasolina ?
H - Sim... coloquei.
M - Vai demorar ?
H - Não... coisa de uma hora.
M - Vai a algum lugar específico ?
H - Não... só rodar por aí.
M - Não prefere ir a pé ?
H - Não... vou de carro.
M - Traz um sorvete pra mim !
H - Trago... que sabor ?
M - Manga.
H - Ok... na volta eu passo e compro.
M - Na volta ?
H - Sim... senão derrete.
M - Passa lá, compra e deixa aqui.
H - Não... melhor não ! Na volta... é rápido !
M - Ahhhhh ! H - Quando eu voltar eu tomo com você !
M - Mas você não gosta de manga!
H - Eu compro outro... de outro sabor.
M - Aí fica caro... traz de cupuaçu !
H - Eu não gosto também.
M - Traz de chocolate... nós dois gostamos.
H - Ok ! Beijo... volto logo... M - Ei !
H - O que ? M - Chocolate não... Flocos...
H - Não gosto de flocos !
M - Então traz de manga prá mim e o que quiser prá você.
H - Foi o que sugeri desde o começo !
M - Você está sendo irônico ?
H - Não... tô não ! Vou indo.
M - Vem aqui me dar um beijo de despedida !
H -> Querida! Eu volto logo... depois.
M - Depois não... quero agora !
H - Tá bom ! (Beijo.)
M - Vai com o seu ou com o meu carro ?
H - Com o meu.
M - Vai com o meu... tem cd player... o seu não !
H - Não vou ouvir música... vou espairecer...
M - Tá precisando ?
H - Não sei... vou ver quando sair !
M - Demora não
H - É rápido...(Abre a porta de casa.)
M - Ei
H - Que foi agora ?
M - Nossa !!! Que grosso ! Vai embora !
H - Calma... estou tentando sair e não consigo !
M - Porque quer ir sozinho ? Vai encontrar alguém ?
H - O que quer dizer ?
M - Nada... nada não !
H - Vem cá... acha que estou te traindo ?
M - Não... claro que não... mas sabe como é ?
H - Como é o quê ?
M - Homens !
H - Generalizando ou falando de mim ?
M - Generalizando.
H - Então não é meu caso... sabe que eu não faria isso!
M - Tá bom... então vai.
H - Vou
M - Ei !
H - Que foi, cacete ?
M - Leva o celular, estúpido !
H - Prá quê ? Prá você ficar me ligando ?>
M - Não... caso aconteça algo, estará com celular.
H - Não... pode deixar...
M - Olha... desculpa pela desconfiança... estou com saudade... só isso !
H - Ok meu amor... Desculpe-me se fui grosso. Tá.. eu te amo !
M - Eu também !
M - Posso futricar no seu celular ?
H - Prá quê ?
M - Sei lá! Joguinho !
H - Você quer meu celular prá jogar ?
M - É!!!!!!!!
H - Tem certeza ?
M - Sim.
H - Liga o computador... lá tem um monte de joguinhos!
M - Não sei mexer naquela lata velha !
H - Lata velha ? Comprei pra gente mês passado !
M - Tá.. ok... então leva o celular senão eu vou futricar...>
H - Pode mexer então... não tem nada lá mesmo...
M - É ?
H - É.
M - Então onde está ?>
H - O quê ?
M - O que deveria estar no celular mas não está...
H - Como !?
M - Nada ! Esquece !
H - Tá nervosa ?
M - Não... tô não...
H -> Então vou !
M - Ei ! H - Que ééééééé ?
M - Não quero mais sorvete não !
H - Ah é ? M - É !
H - Então eu também não vou sair mais não !
M - Ah é ?
H - É.
M - Oba ! Vai ficar comigo ?
> H - Não vou não... cansei... vou dormir !
M - Prefere dormir do que ficar comigo ?
H - Não... vou dormir, só isso !
M - Está nervoso ?
H - Claro, porra !!!
M - Por que você não vai dar uma volta para espairecer?
So de sacanagem!!
"Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta a prova? Por quantas provas terá ela que passar?Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro. Do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta a prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e todos os justos que os precederam. 'Não roubarás!', 'Devolva o lápis do coleguinha', 'Esse apontador não é seu, minha filha'. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até habeas corpus preventiva, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará! Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!Dirão: 'Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!E eu vou dizer: 'Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.' Vamo pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal.Dirão: 'É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!'E eu direi: 'Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!'Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quizer, vai dar pra mudar o final! "
[Elisa Lucinda]
O PERMANENTE E O PROVISÓRIO
Um casamento que dura 20 anos é provisório. Não somos repetições de nós mesmos, a cada instante somos surpreendidos por novos pensamentos que nos chegam através da leitura, do cinema, da meditação. O que eu fui ontem, anteontem, já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem pra agora, hoje é o meu dia, nenhum outro.
Amor permanente... como a gente se agarra nesta ilusão. Pois se nem o amor pela gente mesmo resiste tanto tempo sem umas reavaliações. Por isso nos transformamos, temos sede de aprender, de nos melhorar, de deixar pra trás nossos imensuráveis erros, nossos achaques, nossos preconceitos, tudo o que fizemos achando que era certo e hoje condenamos. O amor se infiltra dentro da nós, mas seguem todos em movimento: você, o amor da sua vida e o que vocês sentem. Tudo pulsando independentemente, e passíveis de se desgarrar um do outro.
Um endereço não é pra sempre, uma profissão pode ser jogada pela janela, a amizade é fortíssima até encontrar uma desilusão ainda mais forte, a arte passa por ciclos, e se tudo isso é soberano e tem valor supremo, é porque hoje acreditamos nisso, hoje somos superiores ao passado e ao futuro, agora é que nossa crença se estabiliza, a necessidade se manifesta, a vontade se impõe – até que o tempo vire. Faço menos planos e cultivo menos recordações. Não guardo muitos papéis, nem adianto muito o serviço. Movimento-me num espaço cujo tamanho me serve, alcanço seus limites com as mãos, é nele que me instalo e vivo com a integridade possível. Canso menos, me divirto mais, e não perco a fé por constatar o óbvio: tudo é provisório, inclusive nós.
(Martha Medeiros)
Quanto vale um sim
' Você consegue um bom emprego na hora que bem entender? Você descola um amor do dia pra noite? Se entrar num banco, sai de lá com um empréstimo sem burocracia? Se você respondeu sim para todas estas perguntas, parabéns. E fique atento para o horário de partida do seu disco voador, pois a qualquer momento você terá que voltar para seu planeta. Entre nós, terrestres, o sim é uma resposta rara. Na maioria das vezes, NÃO há vagas, NÃO querem editar nossos poemas, NÃO temos fiador, a garota NÃO quer ouvir uns discos na sua casa, o garoto NÃO quer usar camisinha e o guarda de trânsito NÃO foi com sua cara e vai multá-lo, sim, senhor. NÃO está fácil pra ninguém. Ao contrário do que possa parecer, esta não é uma visão pessimista da vida. As coisas são assim, dão certo e dão errado. Pessimismo é acreditar que ouvir um não seja uma barreira para realizar nossos planos. Tem gente que fica paralisado diante de um não. Nunca mais vai à luta. Já o otimista resmunga um pouco e em seguida respira fundo e segue em frente. Quando eu tinha 17 anos, mandei uns versos para um concurso de poesia. Não ganhei nem menção honrosa. Daí entreguei meus versos para o Mario Quintana avaliar. Ele não respondeu. Neste meio tempo eu estava apaixonada por um cara que ignorava minha existência. Quando eu não estava pensando nele, fazia planos de morar sozinha, mas meu estágio não era remunerado. Aí quis viajar para a Europa, mas não consegui entrar num programa de intercâmbio. Surpreendentemente, não me passou pela cabeça a idéia de me atirar embaixo de um caminhão. Hoje tenho nove livros publicados (cinco deles de poesia), sou casada com o homem que amo, tenho a profissão dos sonhos e viajo uma vez por ano, e tudo isso sem ganhar na megasena, sem cirurgia plástica, sem pistolão ou pacto com o demônio. O segredo: cada não que eu recebi na vida entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Não os colecionei. Não foram sobrevalorizados. Esperei, sem pressa, a hora do sim. O não é tão freqüente que chega a ser banal. O não é inútil, serve só para fragilizar nossa auto-estima. Já o sim é transformador. O sim muda a sua vida. SIM, aceito casar com você. SIM, você foi selecionado. SIM, vamos patrocinar sua peça. SIM, a Ana Paula Arosio deu o número do celular dela. Quando não há o que detenha você, as coisas começam a acontecer, sim. '
O amor não se basta
Por mais que o poder e o dinheiro tenham conquistado uma ótima posição no ranking das virtudes, o amor ainda lidera com folga. Tudo o que todos
querem é amar. Encontrar alguém que faça bater forte o coração e justifique loucuras. Que nos faça entrar em transe, cair de quatro, babar na gravata. Que nos faça revirar os olhos, rir à toa, cantarolar dentro de um ônibus lotado.
Tem algum médico aí? Depois que acaba esta paixão retumbante, sobra o que? O amor. Mas não o amor mistificado, que muitos julgam ter o poder de fazer levitar. O que sobra é o amor que todos conhecemos o sentimento que temos por mãe, pai, irmão, filho. É tudo o mesmo amor, só que entre amantes existe sexo. Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja.
O amor é único, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus. A diferença é que, como entre marido e
mulher não há laços de sangue, a sedução tem que ser ininterrupta. Por não haver nenhuma garantia de durabilidade, qualquer alteração no tom de
voz nos fragiliza, e de cobrança em cobrança acabamos por sepultar uma relação que poderia ser eterna. Casaram. Te amo prá lá, te amo prá cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas.
Entre duas pessoas que resolvem dividir o mesmo teto, tem que haver muito mais do que amor, e às vezes nem necessita de um amor tão intenso.
É preciso que haja, antes de mais nada, respeito. Agressões zero. Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência. Amor, só, não basta. Não pode haver competição. Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver bom humor para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar. Amar, só, é pouco.
Tem que haver inteligência. Um cérebro programado para enfrentar tensões
pré-menstruais, rejeições, demissões inesperadas, contas prá pagar. Tem que ter disciplina para educar filhos, dar exemplo, não gritar. Tem que ter um bom psiquiatra. Não adianta, apenas, amar. Entre casais que se unem visando a longevidade do matrimônio tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo prá cada um. Tem que haver confiança. Uma certa camaradagem as vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão.
E que amar, "solamente", não basta. Entre homens e mulheres que acham que o amor é só poesia, tem que haver discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o amor pode ser bom, pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O amor é grande mas não é dois. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta .
(M.M)
O sonho de um “homem perfeito”
Quando garota sonhava com um “homem perfeito”. Mas à medida que o tempo ia passando vivi experiências amorosas e percebi o quão distante estão os homens desse meu ideal de perfeição. E olhem que nem sou tão exigente.
Nunca tive ilusões em namorar um rapaz que sempre me trouxesse flores. Bastava-me que lembrasse uma vez por mês que passamos mais 30 dias juntos ou até anos. Apenas lembrar era o suficiente, sem presentes ou surpresas megalomaníacas. Nunca quis um garoto grudento. Bastava-me que ele participasse da minha vida, assim como eu da dele. Simplesmente como uma forma de companheirismo. Jamais me passou pela cabeça que ele tivesse que ligar todos os dias e declarar seu amor por mim. O simples interesse pelo meu dia já era suficiente para sentir-me especial.
Jantares a luz de velas e/ou freqüentar restaurantes chiques, em nenhum momento fiz questão, nem faço. Uma singela caminhada, ou sentar-se a beira do rio para jogar conversa fora... Isso sim seria capaz de tornar meu sentimento seguro. Pois sempre gostei das coisas mais simples: “fazer nada juntos”. Nunca almejei um cara com a vida feita, com um bom emprego e um carro na garagem. Se ele incluísse-me nos seus planos de um futuro a dois seria o máximo. Estabilidade nós conquistaríamos juntos.
O tempo foi passando e as frustrações aparecendo. Tive alguns namorados e logo me dei conta que não seria fácil encontrar alguém do jeito que eu gostaria que fosse. Por mais que não idealize um príncipe encantado montado em um cavalo branco, será muito difícil. No entanto, ou você se conforma com a falta de algo, ou vai passar o resto da vida em busca da sua idealização meio que utópica. Também me dei conta que não podemos nos conformar com tudo. Temos algumas prioridades das quais não podemos abrir mão. Caráter, fidelidade, companheirismo e respeito são essências, e sem eles o relacionamento não funciona. O resto...
Bem, o resto é resto, e pode ser ajustado com o tempo, ou não. Vai saber... O que vale mesmo é que essa parte pode ser superada ou complementada. E eu achando que sabia tudo.
(By:Raquel Siqueira Freire)
Charles Chaplin
A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?
rsrsrsrsrsrsrsrsAs nossas vidas são infestadas de surpresas, boas e desagradáveis. E os nossos gestos são, quase sempre, recíprocos. Basta-nos saber digerir alguns trocos, popularmente conhecidos como “sapos”. Mas a troco de quê faríamos isso?
Não é a minha intenção confundir a cabeça de ninguém. Muito menos impor aqui, a minha, razão. Portanto, reflitamos um pouco sobre esse mínimo, mas grandioso, detalhe da vida.
A troco de quê, ser fiel? – Nunca ninguém foi comigo.
Ser honesto? – Sempre saio perdendo.
E ser justo então? – Só Deus consegue.
Ser atencioso? A troco de quê? – Muitas vezes as pessoas se comportam de tal forma que até me sinto transparente.
A troco de quê devolveria o dinheiro que a senhora deixou cair da bolsa? – Ela nem viu... Já vai tão longe!
Por que faria o que ninguém faz? – Só por que tenho de ser bonzinho(?), afinal, bonzinho só se ferra.
Ser educado então? – Só levo patadas!
E olhem que essas são apenas algumas das inúmeras situações que nos acontecem e sempre estamos nos perguntando qual será a recompensa da nossa atitude. Resposta concreta? – Nenhuma. Mas...
Agora vou lhe dizer a troco de quê fazemos alguns esforços...
A troco de você dormir em paz com sua consciência. Sabendo que mesmo que tenha recebido infidelidade, conseguiu agir como uma pessoa digna.
A troco de você dar bons exemplos para as crianças.
A troco de você ver alguém feliz e grata por sua honestidade.
A troco de você ser uma pessoa agradável e semelhante a Deus.
A troco de você ser um bom referencial para os que estão a sua volta.
A troco de você ser diferente daqueles que se igualam à maioria que já perdeu a esperança.
E se meus argumentos não te convenceram, experimente fazer tudo a troco de você mesmo ou a troco de nada. Porque não importa o que receba em troca, o que vale mesmo é a sua ATITUDE. E que ela seja sempre a melhor.
Independente de qualquer situação, não podemos pensar na recompensa – no que esse mundo de hoje classifica como recompensa. É muito mais que uma questão de troco, é uma questão de CARÁTER
[ By: Raquel Siqueira e Marcelo Araújo]