Tecnologia do Blogger.
RSS

Lidando com a ansiedade (O lado espiritual da coisa)



Gente, eu tava numa ansiedade só até o dia da entrevista. Desde que foi agendada eu sonhava com o visto sendo negado e outros sonhos estranhos. Era a etapa que eu tinha mais medo, porque seria a confirmação ou não de um sonho. Eu pedi a Deus que me desse essa bênção, mas que fosse feita a vontade Dele.
Foi um pouco complicado lidar com toda essa ansiedade porque eu ficava imaginando que meu medo era falta de confiança em Deus, pois Ele já tinha mostrado de várias formas que estava conduzindo tudo para a realização do meu sonho. Também ficava pensando que se de repente não tivesse o visto aprovado, seria por um motivo que não iria entender, mas teria que aceitar e confiar que a vontade Dele é soberana, perfeita, e agradável.
Eu lembrava que uma vez eu pedi muito a Deus que me desse algo, vamos chamar de “X”, e insistia muito nas minhas orações, achando que deveria ser perseverante. E ele acabou concedendo. Mas depois a suposta “bênção-X” me deu uma dor de cabeça danada. Foi difícil quando isso aconteceu. Dias horríveis, mas pela Sua misericórdia fui sustentada e agora estou feliz e muito bem.
Depois disso até fiquei com medo de pedir as coisas a Deus, achando que não sabia fazer. Até que uma amiga disse algo que eu guardei no meu coração: Raquel, você não pode sentir isso, o que a bíblia fala?! “seja feita a Tua vontade”, você tem que pedir e confiar que vai ser feita a vontade Dele.
É uma verdade incontestável que Deus trabalha em todas as coisas para o bem daquelas que O amam.
Hoje acho que aprendi muito a respeito de como pedir e aceitar Sua vontade. Porém, tenho muito mais a aprender.
Minha grande dúvida era: qual o limite entre “orar sem cessar” (persistir) e “seja feita a Sua vontade” (pedir e relaxar). Até que em um Pequeno Grupo na minha casa eu fiz essa pergunta e um amigo respondeu que; o Espírito Santo faz a gente saber se estamos pedindo de acordo com a vontade de Deus ou não. Basta buscarmos respostas em Sua palavra e ficar atentos aos sinais. Sim, Deus nos dá sinais da Sua vontade.
E num é que é verdade? A diferença entre as duas situações (o que pedia e o visto), foi que em relação ao pedido X durante todo tempo que orei os sinais era de que não ia dar certo. Mas interpretava como não sendo a hora certa. Em relação a meu intercâmbio os sinais eram todos positivos; alguns pequenos imprevistos surgiram e Deus resolveu de forma extraordinária. Quer um exemplo?
Eu não tinha nenhum vínculo para facilitar a aprovação do visto. Formada há mais de um ano, desempregada e sem nunca ter trabalhado, nenhum imóvel no meu nome, nenhum bem... Daí o mais forte para o meu caso seria o diploma da faculdade, mas não tinha posse deste. Tinha feito o pedido há quase um ano e ainda não havia chegado. Mesmo assim fui até a faculdade averiguar e a única saída era entrar com um pedido de urgência na entrega e explicar o motivo. Mas alguns detalhes existiam e Deus trabalhou em todos eles:
Fui na faculdade exatamente no único dia  mensal em que uma pessoa responsável por levar documentação até a UFPE e receber documentações viaja até Recife para esta finalidade.
Eu precisava provar a urgência do pedido e o meio seria anexar o agendamento e o pagamento. O pagamento é feito apenas no citbank e em minha cidade não o tem. Precisaria fazê-lo em Recife, mas daí só iria poder quando eu viajasse para a entrevista. Por uma INFELIZ coincidência, uma amiga teve que viajar até Recife e eu pedi para ela realizar o pagamento. Ela voltou de viaje um dia antes de eu ir até a faculdade.
As meninas do setor do diploma da faculdade falaram que era um pouco difícil conseguir porque o setor de diploma da UFPE é meio que “nem aí” e tava muito perto da minha entrevista, que eu deveria ter ido bem antes. Mesmo assim eu tentei. Com menos de uma semana liga a funcionária do setor de diploma da faculdade falando: “Raquel, você não vai acreditar, seu pedido foi atendido e estamos com seu diploma, pode passar amanhã para pegar?”, eu: “sééério?! glória a Deus”, ela: “eu nunca vi eles atenderem a um pedido tão rápido”, eu: “quando Deus quer não há o que impeça”.
Na verdade o diploma não fez diferença na entrevista em si porque o cônsul não me pediu nenhum documento. Para minha fé e ansiedade sim. A diferença foi enorme porque vi que Deus estava trabalhando na minha causa.
Mesmo após do acontecimento eu fiquei receosa em não ter meu visto aprovado e em estar com falta de confiança; Ele havia me mostrado tantos sinais que minha vontade estava dentro da Sua. Até um amigo falou: “depois de tudo isso você ainda duvida que vai ter seu visto? Eu tenho mais certeza no seu visto do que você” .
Por isso que agora eu digo: os acontecimentos no espaço de tempo entre as suas orações e a resposta de Deus indicam em que caminho você deve seguir e qual o foco que você deve ter na suas orações.
Meu medo era que se eu não conseguisse, como eu ia fazer para pagar todo o investimento que meu pai tinha feito?! Tinha esse medo mesmo sabendo que Deus sempre mostra uma saída quando tudo tá escuro e como dizem “o impossível é apenas uma de Suas especialidades”.
Sou muito grata a Ele por ter esse meu sonho realizado. Ainda não cheguei em terras americanas mas já tenho o “passe livre”.
 Já tinha tentado por duas vezes conseguir o emprego dos “meus sonhos” e as duas vezes fracassaram. Acabou que a bênção foi maior que as duas “derrotas”.
Hoje eu medito bastante sobre, qual é o propósito de Deus para mim com esse intercâmbio?. Os meus objetivos são de aprender inglês para quando voltar ter boas oportunidades de emprego, conhecer um novo lugar, crescer como pessoa. Mas o principal de tudo é que vou ser uma embaixadora de Cristo coma missão de testemunhar do Seu amor para minha host family. A respeito disso eu não posso perder o foco.
Minha oração tem sido para o Espírito Santo me lembrar sempre que sou Sua testemunha e que minha vida seja reflexo do amor e misericórdia de Jesus, que eu nunca me afaste desse propósito durante meu ano nos EUA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Nádia Carvalho disse...

adorei seu post!! precisamos esperar!!! tudo aocntece no tempo de Deus!!!

Postar um comentário

Manda um recadinho p mim =]