Tecnologia do Blogger.
RSS

MÁRIO QUINTANA

[ Pra mudar (deixar um pouco Martha Medeiros rsrsrs) .... resolvi colocar algumas frases de Quintana.... ]


Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.


A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!


DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio…


DA DISCRIÇÃO
Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...


DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!


POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!


Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que trabalheira!


DO AMOROSO ESQUECIMENTO
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?


Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos


Minha vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor.


Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.


No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia , o próprio vento...


O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.


O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...


Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.


Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho.


Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.


Sonhar é acordar-se para dentro.


Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VIVENDO NO CONTA GOTAS

Rafael viu Aninha, uma garota que lhe chamou muita atenção. Chega junto... trocam e-mails e telefones. Se falam com mais calma e marcam um encontro – Valeu Rafael, você é O cara! Ao saírem ele percebe então que não se enganou: “realmente Aninha, você é uma moça encantadora!”. Os dois saem mais vezes.... ficam! Duas semanas se passam e agora estão completamente apaixonados.

Dizem palavras fortes, intensas, declarações de um amor sem fim, juras de amor eterno : “Antes de te conhecer Rafael, eu simplesmente não sabia o que era felicidade!!” – ora ora mocinha, quanta injustiça com suas amigas que são sempre boas companhias... divertidas, inteligentes, leais – ele derretidíssimo, responde: “Te amo pra sempre, você é o ar que respiro, o sol que me aquece, a luz que me guia, a razão do meu viver” (Quanta superficialidade!!!). O “TE AMO” virou bom dia, comum e fácil de ser dito, nem precisa que seja verdadeiro. Mas como Martha Medeiros diz: “Não é pela ansiedade que se mede a grandeza de um sentimento”. Os sentimentos tranqüilos são os mais saudáveis e duradouros, fazem um bem danado!
Nada precisa ser tão intenso! Nada merece ser vivido as pressas! Calma e um pouco de mistério fazem bem pra qualquer relação. Mas porque mistério? Simples... ele excita e deixa um sabor de quero mais... é só observar quando alguém quer te deixar louca, as palavras são ditas por enigmas, tudo fica meio subentendido. O segredo é não despejar tudo de vez, é viver no conta gotas, seria como um remédio que se deve tomar aos poucos, de hora em hora pra fazer efeito, caso contrário causa overdose e se morre por intoxicação. O que quero dizer é que não se mostra todas as armas de uma só vez, o outro deve ter a curiosidade da descoberta. Cada dia tem que ser encarado como um novo desafio. Você vai surpreender e ser surpreendido também!
Tudo deve ser degustado, APRECIADO! Como o vinho que se tomado muito depressa, não se sente o sabor, a textura, o aroma, e você ainda corre o risco de se embriagar, contudo se você tiver calma e souber apreciar, tomando-o lentamente, você vai perceber todos os seus aspectos. A vida não é diferente, devemos sempre ir devagar, ser atento, estar apercebido. Senão você nem sente o sabor de cada momento. Quero deixar claro: devemos sim nos doar, nos permitir, sem medos, porém um pouco de reserva e mistério, convenhamos, não mata, né? Pelo contrário... é como o remédio, lembra?!
Sonde o terreno em que esta pisando. Tente conhecer a fundo a outra pessoa: seja atento, observe, perceba. Seja também sempre sincero. Jogue limpo! mas use sua sinceridade de forma inteligente, no momento certo e com as palavras certas.
Tudo, todas as coisas, em todos os sentidos, para darem certo de verdade, devem estar no meio termo. É o chamado equilíbrio. Se você conseguir? Bravo, bravo!! Terá relações saudáveis, tranqüilas, e duradouras. E se você não conseguir? Lamento, vai acontecer o mesmo que aconteceu com Aninha e Rafael: enquanto escrevia esse texto, eles gastaram tudo, todas as reservas, todas as declarações, todas as surpresas, todas as forças, e já não tinham mais nada pra ser vivido. Daí... o amor ardente esfriou e fim!

(Raquel Siqueira)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CLIMA....

Vem chegando o verão, um calor no coração... salve Marina! Todo mundo está entrando no clima. Mas clima é isso? Algo metereológico?

Que nada, clima é aquilo que pinta em qualquer hora, dia, mês, ano e lugar: é algo no ar, uma vibração diferente que pinta entre você e o Rogério, entre a Carol e o Marcos, entre duas pessoas que ainda não haviam avaliado todas as possibilidades.

Como é que se detecta este clima? É difícil teorizar a respeito de algo tão abstrato, tão etéreo. Pode acontecer, por exemplo, entre um casal que sempre foi amigo, nada mais que amigos. Vocês sempre conversaram sobre tudo, principalmente sobre os namoros de cada um, nunca rolou nada além de amizade, aí um belo dia vocês estão ouvindo uma música, se olham de um jeito diferente, ele começa a falar um pouco mais baixo e com uma voz mais jeitosa, você começa a dizer umas coisas íntimas e a se sentir meio tola, de repente a respiração fica mais descompassada, os dois ficam mais cuidadosos um com o outro, algumas frases parecem ter duplo sentido, e então você chega em casa, corre pro telefone, disca pra sua melhor amiga e diz: "Carol, acho que estou ficando louca: está pintando um clima entre mim e o Rogério". A Carol pergunta: "O que aconteceu, me conta!" Você diz: "Não aconteceu nada. Mas vai acontecer, eu sinto!"

A Carol entendeu. Sacou qual é. Maior coincidência: hoje pintou algo assim com ela também. Entrou numa sala de bate-papo e começou a trocar e-mails com um carinha que ela não conhece, só sabe o nick, mas ficaram três horas teclando e ela não sabe explicar, o cara parecia alma gêmea, moram na mesma cidade, uma sorte, e os dois se entenderam superbem. "E vocês marcaram alguma coisa?" "Dei o número do telefone, ficou de ligar hoje à noite". "Será que o cara liga mesmo?" "Se ligar, vai rolar. Nunca senti isso antes! Maior clima! Logo eu que não acredito em relações virtuais".

Então clima é isso, algo que pode pintar de repente entre duas pessoas que se conhecem há um tempão ou entre pessoas que nem mesmo se viram. É quando nada aconteceu, mas vai.

(M.M)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BOCA...

Minha boca é pouca

pro desejo que anda a solta

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SONHO....


Se você for

exatamente como imagino,

igualzinho aos meus sonhos,

eu vou embora.

Detesto desmancha prazeres.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

AS MULHERES – Por ARNALDO JABOR

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê?
O sujeito quer ficar famoso pra quê?
O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?

A verdade é que é a mulher, o objetivo do homem.

Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você.
Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira.
Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente.
Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo.

Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.
Já dizia a velha frase que "atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher".
É você, mulher, quem impulsiona o mundo.
É você quem tem o poder, e não o homem.
É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias.
Bendita a hora em que você saiu da cozinha
E, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.
E, se você que está lendo isto aqui for um homem,tente imaginar a sua vida,sem nenhuma mulher.aí na sua casa,onde você trabalha, na rua...
Só homens...
Já pensou?
Enfim, um mundo sem metas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O império da Vaidade

Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academia de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala de afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.

O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça- a conversa com o amigo, o cheiro de jasmim, a rua vazia na madrugada- e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazeres. Relaxar, descançar, despreocupa-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida- isso é prazer.

Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisar ser Xuxas, as namoradas precisam ter bunda, e os homens precisam ter o carro do ano.

Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos saudáveis- mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos regimes, não compraremos ais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam de nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.

O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo. Vivemos voltados para dentro, à procura de mundos interiores (ou mesmo vidas anteriores). O esterismo não acaba nunca - só muda de papa a cada Bienal do Livro – assim como os cursos de auto-conhecimento, auto-realização e, especialmente, auto-promoção. O narcisismo explica nossa ânsia pela fama e pela posição social. É hipocrisia dizer que entramos numa academia de ginástica porque estamos preocupados com a saúde. Se fosse assim, já teríamos arrumado uma solução para questões mais graves, como poluição que arrebenta os pulmões, o barulho das grandes cidades, a falta de saneamento.

(Paulo Moreira Leite in veja. 23 de ago. 1995)

[Deprimente.... Sociedade fraca, se deixa levar pelo supérfulo... as pessoas não entram nas lojas porque realmente necessitam comprar algo - vão comprar aceitação! - EU NÃO PRECISO MAIS DO QUE EU PRECISO. ]

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SHOW DO MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS


Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um
esculacho educadíssimo nos americanos!

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o
ex-governador do DF,ex-ministro da educação e atual senador
CRISTÓVAM BUARQUE,foi questionado sobre o que pensava da
internacionalização da Amazônia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a
resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a
internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não

tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre
a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o
mais que tem importância para a humanidade.

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.

"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

“Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não
importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que aAmazônia seja nossa. Só nossa!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

o velho político e a nova sociedade

[Esse texto foi escrito por um amigo meu.... muito bom]

Passados quase 7 anos da passagem para o novo milênio... As coisas mudaram por esses dias. São poucas as gerações que têm a oportunidade de viver essa situação. Tivemos essa sorte e embora não me sinta velho, tenho que admitir que nasci em outro século e pior do que isso, no milênio passado! Mesmo que essas mudanças possam parecer significativas, de nada servem se não forem acompanhadas por, uma, outra mudança: a mudança de atitude.

Conheço pessoas que ficam felizes quando olham no calendário e percebem que o ano está quase acabando: “Faltam poucos dias para que esse ano ruim acabe!”. Calendários são números inventados para tornar nossa vida um pouco mais fácil, apenas isso. No calendário nada muda, nós quem mudamos. É claro que as mudanças são sempre difíceis, envolvem paradigmas, preconceitos, coragem e acima de tudo, força de vontade. Na política não é diferente. O sistema político brasileiro é arcaico, cheio de vícios e absolutamente incompatível com a realidade atual. Embora todos nós saibamos que a política brasileira há muito caducou, passivamente, continuamos a conviver com ela. É como um casal que há muito dorme em quartos separados. Em um quarto “vive” a sociedade, com seus problemas, suas misérias e suas esperanças. No outro, dorme o político, confortável com seus negócios, sua inoperância e seu mundo próprio.

Acontece que a sociedade começa a dar demonstrações de não querer mais este “casamento” de conveniência. O limite da “passividade” parece estar chegando ao fim e o que se vislumbra mais à frente é uma separação definitiva e litigiosa, traumática talvez, mas o que há de se fazer? São anos e anos da mais descarada traição. Tempos de resignação, aceitação e renúncias que agora parecem estar chegando ao fim. A sociedade, essa bela senhora, parece buscar um novo tipo de parceria. O novo parceiro ainda não foi escolhido, mas seus atributos são desde já bastante conhecidos: honestidade, competência, compromisso e ética.

Antes submissa, a sociedade agora estará no comando. Será exigente, altiva e porque não, intolerante. Não serão tolerados compromissos esquecidos, promessas não cumpridas, mentiras e traições. O político antigo, com sua fala mansa e voz macia, perdeu todo seu encanto. Tornou-se obeso, velho e inconveniente. Não dormirá sequer no sofá! É página virada, coisa esquecida, ficou no passado. A sociedade, com seu coração livre, estará radiante, feliz por perceber que ainda está viva, por saber que apesar do tempo perdido, ainda tem muito por fazer.

“Solteirona”, mas aberta às novas relações, a sociedade viverá em festa e com bastante juízo saberá escolher seus novos parceiros. Irá flertar com todos e até namorar alguns, mas casamento só após longo noivado. Os filhos dessa nova relação serão belos, educados, justos e preparados para um futuro digno. E o político antigo, bom, esse já não interessa mais. É assim que eu espero.

(Marcelo Araújo)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mulheres.... [kkkkkkkkkkkkkkkk muuuuito booomm]

Quando tinha 14 anos, esperava ter uma namorada algum dia.

Quando tinha 16 anos tive uma namorada, mas não tinha paixão. Então percebi que precisava de uma mulher apaixonada, com vontade de viver. Na faculdade saí com uma mulher apaixonada, mas era emocional demais.Tudo era terrível, era a rainha dos problemas, chorava o tempo todo e ameaçava de se suicidar. Então percebi que precisava uma mulher estável

Quando tinha 25 encontrei uma mulher bem estável, mas chata. Era totalmente previsível e nunca nada a excitava.A vida tornou-se tão monótona que decidi que precisava uma mulher mais excitante.

Aos 28 encontrei uma mulher excitante, mas não consegui acompanha-la. Ia de um lado para o outro sem se deter em lugar nenhum.Fazia coisas impetuosas e paquerava com qualquer um que me fez sentir tão miserável como feliz.No começo foi divertido e eletrizante, mas sem futuro. Então decidi buscar uma mulher com alguma ambição.

Quando cheguei nos 31, encontrei uma mulher inteligente, ambiciosa e com os pés no chão. Decidi me casar com ela. Era tão ambiciosa que pediu o divórcio e ficou com tudo o que eu tinha.

Hoje, com 40 anos, gosto de mulheres com bunda grande... e só!

(Verissimo)

CONCLUSÃO: Enquanto se busca saciar a satisfação própria deveriamos fazer a diferença na vida da outra pessoa..chegou aos 40 e não aproveitou nada ...... rsrsrsrs


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

As Razões Que o Amor Desconhece

Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes do Woody Allen, do Hal Hartley e do Tarantino, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem namorado? Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do Cupido do que por uma ficha limpa. Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele adora o Planet Hemp, que você não suporta. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, mas você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, ele adora animais, ele escreve poemas. Por que você ama esse cara? Não pergunte pra mim. Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou murchar, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de MPB, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são referências, só. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo o que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas só o seu amor consegue ser do jeito que ele é!

(Martha medeiros)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Acertando na Mosca

Finalmente, paz em Kosovo. Enquanto os refugiados preparam-se para voltar para suas casas, Milosevic e a Otan disputam agora o título de vencedor da guerra, como se tudo não tivesse passado de uma partida de futebol. Ninguém marcou gol nesse combate insano, não há o que comemorar, mas uma lição foi deixada pelo episódio: os estragos que a falta de mira pode provocar.

Na guerra do dia-a-dia não é diferente: pontaria é fundamental. Você anda desmotivado, acha que a vida está sem emoção e que na sua casa ninguém lhe entende. Sai pra noite, então, e cruza com uns caras que fazem pega de moto, picham muros, depredam orelhões e parecem divertir-se muito com isso. Une-se ao grupo. Erro fatal: você acaba de se aliar ao inimigo.

Você está em busca de emprego, você e toda a torcida do Flamengo. Por um desses milagres da vida, surgem duas oportunidades de trabalho. Uma é um estágio dentro do campo que você quer atuar no futuro. É para trabalhar ao lado de bons profissionais, mas ganhando apenas uma ajuda de custo. Vai ter que ralar. A outra proposta é para ganhar três salários com carteira assinada, mas num ramo que não lhe oferece a menor chance de crescimento profissional, um lugar onde você será uma peça na engrenagem, facilmente substituível. Pense bem: só tem uma bala na agulha.

Você está mais carente que noiva abandonada no altar. Sozinha a um ano e meio, anda fazendo cafuné em pantufa. Aí surge ele, o cara que fala pelos cotovelos sobre o próprio carro, o próprio time, as próprias aventuras amorosas, o próprio umbigo. Não é o seu tipo, mas é o que pintou. Pega carona no ego dele ou fica mais um tempo sozinha?

Boa pontaria faz toda a diferença. Às vezes um alvo está mais perto que outro e isso parece facilitar as coisas, às vezes uma pessoa parece legal mas é camuflagem, às vezes alguém se move em nossa direção e, antes de ouví-lo, o abatemos. Viver é lutar um pouquinho a cada dia pela nossa felicidade. Ninguém sai ileso dessa briga, mas fere-se menos quem tem bom faro, noções de diplomacia e, principalmente, sabedoria para distingüir a hora de atacar e a hora de se defender.

(Martha Medeiros)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dos ficantes aos namoridos.

[Sou fã dessa escritora.... um dia será que eu consigo escreve tal qual ela escreve???? rsrsrsrs]


Se você é deste século, já sabe que há duas tribos que definem o que é um relacionamento moderno.

Uma é a tribo dos ficantes. O ficante é o cara que te namora por duas horas numa festa, se não tiver se inscrito no campeonato “Quem pega mais numa única noite”, quando então ele será seu ficante por bem menos tempo — dois minutos — e irá à procura de outra para bater o próprio recorde. É natural que garotos e garotas queiram conhecer pessoas, ter uma história, um romance, uma ficada, duas ficadas, três ficadas, quatro ficadas... Esquece, não acho natural coisa nenhuma. Considero um desperdício de energia.

Pegar sete caras. Pegar nove “mina”. A gente está falando de quê, de catadores de lixo? Pegar, pega-se uma caneta, um táxi, uma gripe. Não pessoas. Pegue-e-leve, pegue-e-largue, pegueeuse, pegue-e-chute, pegue-e-conte-para-os-amigos.

Pegar, cá pra nós, é um verbo meio cafajeste. Em vez de pegar, poderíamos adotar algum outro verbo menos frio. Porque, quando duas bocas se unem, nada é assim tão frio, na maioria das vezes esse “não estou nem aí” é jogo de cena. Vão todos para a balada fingindo que deixaram o coração em casa, mas deixaram nada. Deixaram a personalidade em casa, isso sim.

No entanto, quem pode contra o avanço (???) dos costumes e contra a vulgarização do vocabulário? Falando nisso, a segunda tribo a que me referia é a dos namoridos, a palavra mais medonha que já inventaram. Trata-se de um homem híbrido, transgênico.

Em tese, ele vale mais do que um namorado e menos que um marido. Assim que a relação começa, juntam-se os trapos e parte-se para um casamento informal, sem papel passado, sem compromisso de estabilidade, sem planos de uma velhice compartilhada — namoridos não foram escolhidos para serem parceiros de artrite, reumatismo e pressão alta, era só o que faltava.

Pois então. A idéia é boa e prática. Só que o índice de príncipes e princesas virando sapo é alta, não se evita o tédio conjugal (comum a qualquer tipo de acasalamento sob o mesmo teto) e pula-se uma etapa quentíssima, a melhor que há.

Trata-se do namoro, alguns já ouviram falar. É quando cada um mora na sua casa e tem rotinas distintas e poucos horários para se encontrar, e esse pouco ganha a importância de uma celebração.

Namoro é quando não se tem certeza absoluta de nada, a cada dia um segredo é revelado, brotam informações novas de onde menos se espera. De manhã, um silêncio inquietante. À tarde, um mal-entendido. À noite, um torpedo reconciliador e uma declaração de amor.

Namoro é teste, é amostra, é ensaio, e por isso a dedicação é intensa, a sedução é ininterrupta, os minutos são contados, os meses são comemorados, a vontade de surpreender não cessa — e é a única relação que dá o devido espaço para a saudade, que é fermento e afrodisíaco. Depois de passar os dias se vendo só de vez em quando, viajar para um fim de semana juntos vira o céu na Terra: nunca uma sexta-feira nasce tão aguardada, nunca uma segunda-feira é enfrentada com tanta leveza.

Namoro é como o disco “Sgt. Peppers”, dos Beatles: parece antigo e, no entanto, não há nada mais novo e revolucionário. O poeta Carlos Drummond de Andrade também é de outro tempo e é para sempre. É ele quem encerra esta crônica, dando-nos uma ordem para a vida: “Cumpra sua obrigação de namorar, sob pena de viver apenas na aparência. De ser o seu cadáver itinerante".*


(Marta Medeiros)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A Voz Do Silêncio - (Marta Medeiros)


[A cada dia que vivo mais me convenço de que o silêncio é uma arma irrevogável... Aprendi a ouvir a voz do silêncio, a não querer sempre falar tudo que penso, ou ouvir o que os outros pensam e que acho devem me dizer.... Agora tenho a sensibilidade bem mais aguçada pra perceber diversas situações sem uma pessoa soltar pelo menos uma palavra... Vejo o olhar, os atos, as expressões.... e o melhor de tudo, escuto a voz do silêncio (ultimamente isso tem acontecido mt na minha vida: coisas nao se explicam mais por palavras, mas pelo silêncio) Esse texto q apresento a baixo é perfeito e retrata melhor oq quero dizer!]




Pior do que a voz que cala,
é um silêncio que fala.

Simples, rápido! E quanta força!

Imediatamente me veio à cabeça situações
em que o silêncio me disse verdades terríveis,
pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.
Um telefone mudo. Um e-mail que não chega.
Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.

Silêncios que falam sobre desinteresse,
esquecimento, recusas.

Quantas coisas são ditas na quietude,
depois de uma discussão.
O perdão não vem, nem um beijo,
nem uma gargalhada
para acabar com o clima de tensão.

Só ele permanece imutável,
o silêncio, a ante-sala do fim.

É mil vezes preferível uma voz que diga coisas
que a gente não quer ouvir,
pois ao menos as palavras que são ditas
indicam uma tentativa de entendimento.

Cordas vocais em funcionamento
articulam argumentos,
expõem suas queixas, jogam limpo.
Já o silêncio arquiteta planos
que não são compartilhados.
Quando nada é dito, nada fica combinado.

Quantas vezes, numa discussão histérica,
ouvimos um dos dois gritar:
"Diz alguma coisa, mas não fica
aí parado me olhando!"

É o silêncio de um, mandando más notícias
para o desespero do outro.

É claro que há muitas situações
em que o silêncio é bem-vindo.
Para um cara que trabalha
com uma britadeira na rua,
o silêncio é um bálsamo.
Para a professora de uma creche,
o silêncio é um presente.
Para os seguranças de um show de rock,
o silêncio é um sonho.

Mesmo no amor,
quando a relação é sólida e madura,
o silêncio a dois não incomoda,
pois é o silêncio da paz.

O único silêncio que perturba,
é aquele que fala.

E fala alto.

É quando ninguém bate à nossa porta,
não há emails na caixa de entrada
não há recados na secretária eletrônica
e mesmo assim, você entende a mensagem.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amiiigaaa


"Amizade verdadeira é assim... ama sem cobrar... nem precisa que seja recíproca... a amizade na íntegra, apenas sente o querer bem, sempre. Só se ama e ponto! Na verdade... a verdadeira amizade, é uma outra forma disfarçada do amor".... Essa galega ai... posso dizer sem medo de errar que é minha amiga de verdade.... garota inteligente, divertida, personalidade forte.... puxa minha orelha sempre que preciso.... Galega, vc acrescenta muito na minha vida!!!! AMO, AMO, AMO!!!!!!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Minha mãe!!!!


Essa mulher que ta na foto comigo é minha mãe.... não minha mãe biológica, mas minha mãe do coração!!!!! Deus me deu a oportunidade de ter um anjo ao meu lado.... ela cuida de mim, tem amor de mãe por mim, e eu tenho o amor de filha por ela!!! além de minha mãe é minha melhor amiga, com ela eu posso conversar, contar tudo, sem precisar me preocupar em ouvir repreensão.... pq até na repreensão ela é doce e amiga....
Vania, Vaninha, Mainha, minha mãe, minha amiga, te amo muuuuitooo, vc a cada dia demonstra e prova seu amor por mim, e sua lealdade também!!! vc me faz crescer, me ajuda a ser uma pessoa que quero ser, uma pessoa melhor a cada dia!!!!!!!
Obrigada pelo privilégio de te chamar de mãe!!!!!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

Cecília Meireles

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS