Oi pessoal! Hoje resolvi escrever meu primeiro post sobre meu intercambio.
Tudo começou assim... Quando eu decidi fazer Comércio Exterior, eu não tinha noção da importância do inglês para área. Conforme o curso foi passando eu caí na real. Na metade da faculdade entrei no cursinho intensivo, e me apaixonei pelo idioma. Confesso que na escola eu não gostava, sempre tirava notas baixas (rsrsrs). No curso a galera sempre comentava sobre intercambio, e o mesmo acontecia na faculdade.
Daí um certo dia a aula na facul acabou mais cedo e passei com uma amiga por um quiosque que uma agência de intercambio tinha montado lá. Ouvi então sobre o programa Au Pair e muito me agradou, inclusive pela relação Custo/Benefício. Sempre que ouvia falar sobre intercambios, a galera falava de muito dinheiro. Seria muito difícil fazer. Mas o Au Pair surgiu como a oportunidade perfeita. Só que o programa é de um ano, e esse tempo fora me assustava, queria fazer um de menor duração... mas o preço não permitia.
Esperei terminar a faculdade para investir nesse objetivo... terminei! ai tive que fazer uma cirurgia particular nos olhos e gastei muito dinheiro. O intercambio ficou sendo empurrado para uma melhor oportunidade ($$). Como também haviam coisas importantes que me prendiam aqui eu esqueci mais o assunto e planejava que se um dia eu fosse seria para passar pouco tempo. Deseja encontrar um intercâmbio que saísse mais rápido pra eu poder voltar rápido, passar no máximo 6 meses.
Aconteceu que meu pai pagava o consórcio de uma moto para mim e no começo do ano algumas coisas mudaram... inclusive consegui um emprego, e ele quis me dar a moto para ir trabalhar. Eu conversei com ele e pedi o dinheiro para investir no intercambio já que o emprego não era bem remunerado mesmo e não tinha plano de carreira.
Ele foi e me deu o dinheiro em minhas mãos. Eu fiquei até emocionada, rsrsrs. Ai liguei então para a Agência de intercambio que eu sempre falava desde o tempo da faculdade, e falei que a hora H havia chegado. Fiz a inscrição, mas aí vi um blog de uma amiga que tinha ido para a Irlanda passar 10 meses, me encantei pela Irlanda, e tentei de todas as formas fazer intercambio para lá. Até cancelei o contrato de Au Pair e peguei o dinheiro de volta.
Fiquei sabendo por essa amiga que a economia do país não estava muito boa, a lei dos imigrantes ia começar a exigir 3mil euros na conta para liberação do visto, meu dinheiro não suficiente... Mesmo assim tentei. Meus pais teriam que fazer um empréstimo para eu conseguir comprar os 3mil euros, e tava sendo muito difícil de conseguir. Quase fechei com uma agencia de Dublin, mas no dia de pagar, o boleto sumiu. O que me deu mais um tempo para pensar e desisti da Irlanda. Não quis endividar minha família. Além de que, caso não conseguisse arrumar um trabalho por lá, ficaria praticamente impossível de me manter e teria q voltar antes mesmo do curso de inglês acabar.
Ai eu decidi que seria o Au Pair mesmo. Mas fiquei até constrangida em contatar a agencia novamente. Eu estava muito indecisa, muito insegura. Aproveitei e fui conseguir as 200h de experiência com crianças que o programa exige. Enquanto passei mais de um mês sendo voluntária de uma creche eu fui pensando, amadurecendo a idéia, e principalmente, orando bastante. Daí organizei toda a documentação e liguei para a agencia falando que havia voltado atrás, e já estava até de viagem marcada para Recife para entregar a documentação e fazer o teste de inglês que é exigido também.
E ai aconteceu. Fui a Recife, entreguei os documentos, fiz a inscrição novamente, e voltei para aguardar o resultado do teste de inglês. Confesso que enquanto esperava desejei até ser reprovada, rsrs, ou então desistir, mas não quis fazer novamente, uma vez que já havia entregado tudo nas mãos de Deus e resolvi ficar quietinha só esperando Ele conduzir. Enquanto o resultado não saia eu fui preenchendo meu application, onde minha amiga Vaninha me ajudou bastante com as traduções. Enfim, quase um mês depois o resultado chegou e eu consegui obter o nível intermediário =D
Aqui estou eu, um mix de sentimento... Ansiosa para que a viagem aconteça logo para eu voltar logo. Mas também com muitos receios... medo de viver longe de casa, medo do tamanho da saudade que vou sentir de todos os meus amigos, inclusive daqueles que estão se tornando meus amigos agora.. medo de perder algumas “coisas” que estou construindo por aqui. Quando penso em passar um ano, já sinto vontade de chorar, rsrsrs, vou sentir muito falta da minha família e dos meus sobrinhos. Mas estou fazendo isso por eles também! Sei que aprender inglês vai abrir as portas para mim. Vou estar capacitada a conseguir um bom emprego, e quero muito essa conquista. Não apenas por mim, mas principalmente pela minha família e por tudo que vou poder alcançar com a tão sonhada independência ($$$).
Quando recebi o resultado do teste, pensei que logo estaria Online para as famílias começar a acessar meu perfil e entrar em contato. Estimei uma média de até Julho estar embarcando rsrsrsrs. Mas falta ainda meus documentos serem entregues para central da agencia que fica em SP, para de lá ir pra Londres, e lá em Londres dar o aceite. Isso quer dizer vai demorar um mês ou mais para eu ficar on. Acredito que no fiinal de Junho, e estimo que até uns três meses depois eu consiga fechar com alguma família. Ou seja, minha estimativa é embarcar por volta de Setembro ou Outubro. Se for antes, melhor. Quero voltar logo! rsrsrs Mas sei que pode demorar um pouco mais, é tudo muito imprevisível. Só que como falei, estar tudo entregue nas mãos de Deus. Além de ter que encontrar uma família legal, que me libere do sábado, tenho que conseguir o visto, o que imprevisível de saber se vai dar certo.
Enfim, imagino que será uma grande oportunidade para investir na minha carreira. Mas também se não der certo (eu não consiga o visto), já tenho um plano B para o meu futuro: tentar o vestibular para portador de diploma da Univasf, e cursar Adm. Durante o curso tentar entrar para um mestrado, e depois fazer concurso para professor universitário. :D Caso eu consiga ir para o intercambio, vou fazer isso quando voltar.
O post ficou grande, e ainda há muita coisa para ser dita, mas conforme forem acontecendo eu vou atualizando aqui!